Quarta-Feira - 19 de junho de 2024
Estudantes da FHO se uniram no Movimento Maio Amarelo para incentivar a segurança no trânsito

Durante o mês de maio, alunos do curso de Enfermagem e da Liga de Traumatologia e Emergência da FHO promoveram ações de conscientização entre a comunidade universitária com o objetivo de mobilizar funcionários, alunos e visitantes em prol da segurança no trânsito. A ação é realizada desde 2017 por meio da Liga de Traumatologia e Emergência (LTE) em apoio ao movimento Maio Amarelo, que visa chamar atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e para a prevenção de acidentes em todo o mundo.

As atividades deste ano centraram-se na educação do público atingido, destacando medidas essenciais para evitar os acidentes, e impactaram milhares de pessoas da comunidade acadêmica e da comunidade externa, contribuindo para a reflexão sobre a importância da temática.

Na FHO, as ações envolveram a comunidade acadêmica em: sensibilizações nas aulas e na avenida principal do Campus durante a entrada de veículos; campanha para funcionários organizada em parceria com o Setor de Acolhimento em Saúde com um teste de conhecimento sobre as leis de trânsito; e simulação realística de acidente de trânsito com a participação do SAMU Regional de Araras.

No centro da cidade de Araras/SP, alunos do estágio supervisionado de Enfermagem, em parceria com o SAMU Regional de Araras promoveram a mobilização e orientação de pedestres e condutores que transitavam pela Praça Barão, junto à um cenário de simulação realística de acidente de trânsito, com vítimas simuladas e atendimento de trauma.

Além disso, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), os alunos do estágio também desenvolveram palestras educativas e simulações de situações de trânsito seguro, destacando a importância da acessibilidade nas ruas e participando com os alunos de uma caminhada nas ruas próximas a escola.