Sexta-Feira - 14 de junho de 2024
Alunos de Engenharia desenvolvem projetos utilizando tecnologias assistivas para melhorar a vida de pessoas com deficiências

Os projetos e protótipos desenvolvidos foram apresentados durante a 1º Mostra de Projetos Interdisciplinares da Engenharia, realizada esta semana no Campus.

Nos dias 11 e 12 de junho, alunos dos cursos de Engenharia da FHO apresentaram à comunidade mais de 30 projetos e protótipos desenvolvidos com o uso de tecnologias assistivas, visando melhorar a qualidade de vida, autonomia, independência e inclusão social de pessoas com deficiências físicas e cognitivas.

A exposição aconteceu durante a 1ª Mostra de Projetos Interdisciplinares da Engenharia, realizada no Campus da Instituição, e reuniu a comunidade acadêmica e membros da comunidade local, incluindo familiares dos alunos e escolas visitantes do município.

O trabalho de quatro meses envolveu duas disciplinas de conexão e apoio dentro das Engenharias - Inovação e Desenho Universal e Eletricidade Aplicada, e foi orientado pelo Prof. Dr. Dawson Izola. O desafio motivou todos os estudantes do 2º ano, que apresentaram um lindo trabalho de criatividade, empatia e dedicação e recursos diversos que podem ajudar pessoas com deficiência a manterem ou melhorarem sua capacidade funcional no dia a dia das atividades.

Entre os protótipos desenvolvidos destacam-se:  uma prótese de mão infantil; um mouse para quem não tem as mãos; dispositivos de comunicação e orientação para auxiliar pessoas com deficiência visual ou auditiva; jogos para pessoas neurotípicas; entre outros.  Ao longo do evento, os estudantes demonstraram como cada protótipo funciona, compartilharam os desafios enfrentados durante a sua criação e as ideias que podem ser implementadas nos processos de melhoria e aplicação futuros.

O Coordenador do Núcleo Geral de Engenharia, Prof. Me. William Douglas Paes Coelho, destacou a importância de iniciativas como essa para a formação dos alunos e para a sociedade. ''O que esperamos é que projetos como esse possam estimular os alunos e criar uma cultura acadêmica voltada para o desenvolvimento de pesquisa e inovação alinhada as necessidades da comunidade, porque todos os projetos fizeram nossos alunos praticarem a empatia ao se colocar no lugar de uma pessoa que tem uma limitação física ou cognitiva e desenvolver uma solução para melhorar a qualidade de vida dessa pessoa''.

A apresentação foi um sucesso e gerou grande interesse entre todos os visitantes. Parabenizamos todos os estudantes pelas excelentes ideias e esperamos que suas criações possam impactar e melhorar a vida do maior número de pessoas!

1ª Mostra de Projetos Interdisciplinares da Engenharia: conheça os trabalhos realizados