Quarta-Feira - 24 de abril de 2024
Passarinhada do curso de Biologia: alunos registram mais de 30 espécies de aves no Campus FHO

No início do mês, alunos do curso de Biologia participaram de mais uma ''Passarinhada'', evento promovido pelo Centro Acadêmico do curso com o objetivo de identificar espécies de aves no campus da FHO, integrar os alunos e incentivar a autonomia destes na organização das atividades.

Cerca de 20 estudantes se reuniram antes das 6h para a caminhada e observação das espécies pelo Campus da Instituição. As atividades foram conduzidas pelo aluno do 7º período, Augusto Hiller Ferrari e ocorreram nos diversos ambientes arborizados do campus: bosques, arboretos, trilhas e margens externas do Andrezinho.

Mais de 30 espécies foram identificadas pelos alunos, por avistamento ou identificação do canto. São elas: Juriti, pica pau verde barrado, suiriri, sabiá poca, quero quero, bem te vi, João de barro, ferreirinho relógio, beija flor besourinho, periquito do encontro amarelo, gralha, sabiá do campo, lavadeira mascarada, sanhaço campeiro, andorinha, carcará, sanhaço cinzento, pica pau do campo, gavião carijó, beija flor do rabo acanelado, cuíra, maitaca, coruja buraqueira, fim fim, bem te vizinho do penacho vermelho, cambacica, tuim, guaracava de barriga amarela, tucano toco, nem nem, canário da terra, anu preto, gavião pernilongo e tiziu.

A aluna Isabella, do 1º período, comentou que nunca foi ''muito chegada'' à passáros, mas mudou sua visão sobre estes animais após o evento. ''Foi uma experiência super diferente e fiquei impressionada com a diversidade de aves que conseguimos ver apenas naquela parte da manhã. Além disso, foi uma ótima oportunidade para aprender mais sobre esses animais tão incríveis. Pretendo participar de mais atividades como essa no futuro''.  

O mesmo sentiu Davi Eduardo, ingressante do curso de Biologia. ''Minha primeira experiência nesse evento foi incrível. Pude observar várias espécies de aves diferentes e obtive mais conhecimento sobre o assunto com os veteranos. Fiquei extremamente admirado em ver o conhecimento deles com as aves que vimos. Foi uma sensação muito boa entrar em contato com a natureza novamente e espero poder participar de um novo evento.''

Para Clara, aluna do 9° período e vice-presidente do Centro Acadêmico da Biologia, a adesão dos ingressantes ao primeiro evento do curso neste ano foi muito satisfatória. ''Isso foi muito bom, pois sabemos que estamos deixando o curso em boas mãos quando nos formarmos. Além de treinar a técnica da passarinhada, os ingressantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o nosso campus e olhar para ele de uma forma diferente, e de trocar experiências e conhecimentos. Uma das coisas que difere a Biologia são as nossas vivências e esse evento serviu para mostrar isso àqueles que chegaram agora e para reafirmar aos que já estavam aqui.''

Passarinhada do curso de Biologia: Fotos dos alunos Mateus Cardoso (9º período), Augusto Ferrari (7º período) e Clara (9º período).

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sb
24°C
16°C
Chuva: 90% (20 mm)
Menu Acessibilidade