Desde o ano passado, a Fundação Hermínio Ometto - FHO vem colocando em prática novas ações relacionadas ao gerenciamento dos resíduos gerados pelas operações do Campus, visando garantir o descarte ambientalmente correto destes materiais e diminuir o impacto da Instituição no meio ambiente.
Entre as novas práticas, está a nova sinalização e redistribuição das lixeiras seletivas em áreas de circulação externa e interna, onde são geradas a maior parte dos resíduos recicláveis dentro da Instituição. A iniciativa visa atender a todos os públicos que circulam diariamente pelo Campus e estimular o comprometimento da comunidade universitária e dos visitantes neste projeto.
A partir deste semestre, também foram iniciadas as primeiras ações de sensibilização e conscientização dos alunos, professores e funcionários administrativos promovidas pelo Escritório de Sustentabilidade. Em visitas às salas de aula e departamentos administrativos, os alunos envolvidos na atividade reforçam a nova sinalização das lixeiras do Campus, passam orientações sobre o descarte correto de cada tipo de resíduo e esclarecem dúvidas.
''O objetivo maior deste projeto é garantir o acompanhamento da produção e gestão de todos os resíduos gerados nas unidades do Campus, buscando envolver toda a comunidade universitária'', explicou Pablo Pulz, Coordenador dos Laboratórios e membro do Escritório de Sustentabilidade.
Descartar corretamente o lixo não é apenas uma questão de organização, mas também de responsabilidade ambiental! Nos mapas a seguir, disponibilizamos a localização das lixeiras e coletores para que todos façam a sua parte. Vamos transformar nosso Campus em um exemplo de cidadania e consciência ambiental!
Grande parte do que chamamos de ''lixo'' ou ''rejeitos'' pode ser reaproveitado ou reciclado devido ao seu valor econômico e/ou extensão da sua vida útil.
Pilhas e baterias contém substâncias tóxicas que causam danos ao meio ambiente e à saúde humana e por isso precisam ser descartadas em pontos de coleta específicos.
Medicamentos vencidos ou em desuso também podem causar danos se descartados incorretamente. O lugar deles não é no vaso sanitário, na pia ou no lixo comum do banheiro e sim em pontos de coleta de UBS, farmácias ou drogarias.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339