Assim como nos anos de 2018 e 2019, as turmas do último semestre do Bacharelado em Ciências Biológicas participaram do ''Projeto Integrador'' do curso. Neste ano, o projeto integrou as disciplinas de Biologia de Ambientes Aquáticos, Ecotoxicologia, Microbiologia Ambiental, Recuperação e Restauração de Áreas Degradadas e Saneamento Ambiental.
Os alunos foram orientados pelos professores Dr. Aloísio Calsoni Bozzini; Dra. Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo; Dra. Daiane Cristina Carreira; Me. Diogenes Rafael de Camargo; Ma. Elaine Cristina Bucioli e Dr. Matheus Mantuanelli Roberto, com a supervisão e apoio do Coordenador de Ciências Biológicas, Prof. Me. Carlos Eduardo Signorini.
O tema escolhido para o Projeto Integrador envolveu o Córrego Andrezinho, corpo d'água que tem boa parte de seu percurso localizado na zona urbana do município de Araras. Assim, foram analisados aspectos físico-químicos, microbiológicos e ecotoxicológicos da água, a integridade da vegetação do entorno, os possíveis pontos de contaminação, entre outros. Organizados em seis equipes, os alunos foram responsáveis por estudar e caracterizar um dos cinco pontos estabelecidos ao longo do córrego, do interior da FHO à junção com o Ribeirão das Araras.
Os trabalhos práticos começaram em agosto, com o reconhecimento do córrego pelos estudantes, que puderam visitar praticamente toda sua extensão e conhecer o estado do ambiente. Em seguida, os grupos foram orientados pelos professores no planejamento dos estudos, das coletas e das análises. Dois meses depois, as turmas visitaram os locais pela segunda vez, agora para realizar a caracterização da paisagem do entorno e coletar amostras de água. Todo material coletado foi transportado no mesmo dia para os laboratórios da FHO, onde foram realizadas várias análises de caracterização das águas, de cada um dos pontos.
Em dezembro, ao final do período de estudos, as equipes se reuniram no Auditório da Instituição para apresentar e discutir os resultados das análises e propor soluções mitigadoras para cada problema encontrado. Os alunos foram avaliados por uma banca composta pelos seis professores orientadores e todo o evento foi acompanhado por amigos e familiares.
Para o Coordenador do Curso, Prof. Me. Carlos Eduardo Signorini, esse é o caminho ideal para a formação dos nossos alunos de graduação. ''Colocá-los frente a problemas reais, que os desafiem a encontrar soluções possíveis a partir dos conhecimentos e competências que adquiriram ao longo do curso de Ciências Biológicas. Assim, eles aprendem na prática a atuar como biólogos''.
Os resultados e os estudos na íntegra poderão ser consultados em breve, por toda a comunidade, no repositório da FHO.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339