O evento contou com a participação de funcionários e foi realizado pelo Núcleo de Tecnologias Assistivas e Acessibilidade (NTA) e pela Coordenadoria de Comunidade e Extensão.
No dia 31 de outubro, aconteceu na FHO o III Simpósio de Sensibilização ''Incluindo às Diferenças e Diversidades no Ensino Superior'', realizado pelo Núcleo de Tecnologias Assistivas e Acessibilidade (NTA), vinculado à Coordenadoria de Comunidade e Extensão.
O evento teve como objetivo cultivar entre os funcionários uma visão mais abrangente das experiências das pessoas com deficiência e explorar a importância da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior, ampliando a conscientização e promovendo um ambiente acadêmico mais inclusivo.
Funcionários técnico-administrativos de diversos setores e professores da Instituição foram recepcionados no Auditório do Prédio Dr. Roberto Mercatelli para a abertura das atividades, realizada pelo Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes, a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Cristina da Cruz Franchini e pela professora responsável pelo NTA, Renata Garcia, que apresentou orientações e informações significativas sobre várias deficiências.
Em seguida, todos foram convidados a participar de quatro atividades práticas criadas para o evento, compartilhando a experiência com os colegas e se sensibilizando frente aos desafios e diferenças vivenciados em atividades rotineiras.
Ao final, todos expressaram em um mural o que sentiram durante a atividade. Confira alguns depoimentos:
O sentimento de gratidão em poder participar de um evento tão importante. Saio com um olhar mais abrangente a respeito dessa causa. Mais empatia por todos e principalmente por pessoas especiais.
Há, inicialmente, medo, incômodo, até desespero. Contudo, após um tempo percebe-se que é possível se adaptar. Você se adapta, mas e os outros?
Excelente oportunidade para repensarmos nossas ações de inclusão com pessoas com deficiências.
Foi uma experiência diferente vivenciar ''um pouco'' da deficiência diferente da minha. Obrigada pela aprendizagem
Como irmão de uma pessoa com deficiência, tudo relacionado a esse assunto me toca. É muito importante sentir um pouco do que eles sentem
Temos que saber e ter o discernimento que as disfunções sempre existiram e sempre existirão. Temos que respeitar, conhecer e aceitar cada um com suas diferenças e dificuldades.
A equipe está de parabéns pelo evento e sensibilização. Fazer dinâmica com algumas deficiências nos faz perceber o quanto é difícil para eles.
Obrigado pela experiência. Muito bem organizada e bem conduzida. Atingiu o objetivo de nos fazer refletir sobre o outro.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339