As inscrições para o evento do curso de Pedagogia estão abertas pelo site.
Nos dias 22 e 23 de novembro, o curso de Pedagogia da FHO promove o VIII Simpósio Sankofa ''20 anos da Lei 10.639/2003 e a Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil''. O evento será realizado no formato híbrido, com inscrições gratuitas pelo site.
O Simpósio Sankofa tem o objetivo de relembrar a história de resistência da população afro-brasileira e refletir sobre o presente, a partir da Educação e em diálogo com outras áreas do conhecimento. Para isso, propõe-se a compreender as conquistas já alcançadas em termos de igualdade e reconhecimento das diferenças étnico-raciais, mas também os obstáculos a superar, pela persistência do racismo, bem como debater as possíveis práticas que contribuam para esta superação.
A programação deste ano conta com oficinas práticas de maculelê e de jogos de matriz africana, além de palestra virtual sobre os 20 anos da Lei 10639/2003 e sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil:
Em janeiro deste ano, a Lei 10.639 completou 20 anos de sua promulgação. Uma iniciativa do Governo Federal do Brasil no ano de 2003, foi aprovada pelo Congresso Nacional e modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/1996), tornando obrigatório o ensino da história e cultura da África e das/os afro-brasileiras/os na Educação Básica. Pesquisadoras/es relevantes neste campo de estudos, bem como professores/as de destaque, ativistas da educação e do movimento negro, apontam a Lei 10.639/2003 como uma conquista importante voltada à efetivação do direito a uma educação de qualidade, pois busca o reconhecimento da pluralidade étnico-racial e da multiculturalidade na sociedade brasileira, o que contribui para o enfretamento e superação do racismo também por meio da escola.
Há relativo consenso quanto à importância desta mudança da LDB e que avanços significativos foram realizados para implementá-la, por exemplo, as mudanças na formação inicial de professores/as, principalmente nas Licenciaturas em Pedagogia. De todo modo, também é praticamente consensual a compreensão de que permanecem inúmeras dificuldades para realização de fato da Educação das Relações Étnico-Raciais, em todo o país, em todas as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Oficina Maculelê | Presencial
Jogos e brincadeiras de matriz africana: possibilidades para o ambiente escolar | Presencial
Palestra: 20 anos da Lei 10639/2003 e a Educação das Relações Étnico-Raciais | Virtual
Tatiane Cosentino Rodrigues é Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq ''Educação e relações étnico-raciais''. Coordenou projeto internacional do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, educação infantil, currículo e formação de professores. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (2019-2020), no Centre de Recherche Éducation ef Formation (CREF-EA 1589). Équipe Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des familles com bolsa FAPESP e Print/CAPES.
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