O projeto, que também é interativo e aberto ao público, foi inaugurado no Campus da Instituição.
A FHO inaugurou na última quarta-feira (6) um sistema de abastecimento alternativo que garante autossuficiência hídrica e altos índices de sustentabilidade ambiental para o campus da Instituição.
O sistema de captação e tratamento de água foi construído pela empresa de saneamento NeoWater Eficiência Hídrica, seguindo os mais altos padrões de potabilidade. No escopo do projeto, estavam inclusas a obtenção de licenças ambientais e outorgas, a perfuração de um poço tubular profundo, a construção de uma estação de tratamento de água com dois estágios (de filtração e desinfecção), além de um sistema de monitoramento via IoT para acompanhamento 24 horas e otimização do consumo.
Com esse conjunto de soluções e uma capacidade de abastecimento média de três mil metros cúbicos ao mês, a FHO passa a gerar no próprio campus 100% da água que utiliza, com 33% de economia e zero desperdício. Com isso, mais de 800 mil litros de água potável que seriam desperdiçados mensalmente passam a estar disponíveis para atender até 55 famílias na cidade de Araras.
Além disso, o novo sistema evita a geração de quase 3 mil toneladas de lodo residual no processo de tratamento de água, quantia que seria destinada aos aterros caso este processo fosse realizado em uma estação convencional após captação superficial.
De acordo com o Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes, a inauguração deste grande empreendimento atende mais uma das aspirações para a implantação de ações sustentáveis no campus. ''A partir de agora, o nosso campus passa a ter autossuficiência hídrica, gerando e tratando toda a água consumida. As três grandes áreas da sustentabilidade - ambiental, social e econômica - são contempladas com a implantação deste sistema de abastecimento de água. Este é, sem dúvida, mais um grande passo da FHO para se tornar uma IES sustentável'', comentou.
Estiveram presentes na inauguração professores do curso de Biologia e membros do Escritório de Sustentabilidade, funcionários, convidados e representantes da NeoWater, entre eles: Pedro Graziano (CEO da NeoWater), Rafael Belisário (Gerente de Implantação) e Ricardo Batistic (Gerente de Projetos); e da FHO: Prof. Dr. José Antonio Mendes (Reitor), Prof. Dr. Olavo Raymundo Junior (Pró-reitor de Graduação), Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto (Coordenador de Pós-graduação e Pesquisa), Prof. Ma. Cristina da Cruz Franchini (Coordenadora de Comunidade e Extensão), Prof. Me. Marco Antonio Alves de Souza Junior (Coordenador do Escritório de Sustentabilidade) e André Favetta (Gerente de Projetos e Manutenção).
Segundo o CEO da NeoWater, Pedro Graziano, este projeto representa o primeiro sistema de abastecimento interativo e aberto ao público, pensado para exibir de forma educativa o processo de captação e tratamento de água tanto por fontes superficiais quanto subterrâneas. ''Ao aceitar um desafio, a NeoWater sempre busca atender as necessidades de quantidade e qualidade de água do cliente com o máximo de sustentabilidade e inovação possível, considerando o seu perfil. Com a FHO, tivemos a ideia de adicionar essa camada didática, parte do DNA da Fundação, assim como a própria sustentabilidade'', explica Graziano.
Com design pedagógico assinado pelo conceituado escritório Moretzsohn Arquitetura, de Belo Horizonte-MG, o sistema possui uma estrutura aberta para permitir a visualização de suas diferentes etapas, além de trazer curiosidades e dados sobre o ciclo da água no Brasil.
Assim, ao passarem pela área do Bosque Prof. Dr. José Antonio Mendes, onde o sistema de abastecimento está instalado, toda comunidade universitária e os visitantes da FHO poderão também aprender sobre as práticas da Instituição para a gestão sustentável dos recursos hídricos do campus.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339