No início deste ano, o Engenheiro Sem Fronteiras - Núcleo Araras, composto por alunos e professores do Núcleo de Engenharia da FHO, esteve envolvido em uma nova atividade: o estudo e desenvolvimento de uma horta hidropônica, embasada em um conjunto de técnicas empregadas no cultivo de plantas sem a utilização do solo. Desta forma, os nutrientes minerais são fornecidos através da água por meio de uma solução nutritiva balanceada para as necessidades da planta que se deseja cultivar.
A ação tem como finalidade estudar e construir um protótipo, que poderá ser utilizado posteriormente como uma poderosa ferramenta de incentivo à agricultura para famílias carentes do município de Araras/SP, além de ser uma ferramenta educativa para as crianças, estimulando o trabalho em equipe e técnicas novas de cultivos.
De acordo com a Profª Amanda Prina, responsável pelo projeto, a horta hidropônica é uma alternativa barata e compacta para cultivar hortaliças. ''Ela precisa de pouca manutenção, pouco investimento e oferece um bom retorno, tanto para consumo próprio, quanto para complementar a renda. Então estamos propondo esta alternativa para as escolas públicas do município, com a participação de alunos do projeto e voluntários realizando a construção e instalação dessa horta'', explicou.
A primeira iniciativa será promovida em parceria com a Escola Estadual José Ometto, em Araras, a partir do segundo semestre. No local, hoje funciona uma horta tradicional volumosa. ''A partir de agosto, daremos início ao projeto na escola, que já possui uma boa autonomia no consumo de hortaliças e precisa ampliar essa produção'', comentou Amanda.
O Engenheiros Sem Fronteiras é uma organização sem fins lucrativos que surgiu na França, na década de 80, e hoje está presente em mais de 100 países. A organização atua em quatro eixos: sustentabilidade, educação, empreendedorismo e infraestrutura.
No Brasil desde 2010, a organização já alcançou o marco de 84 mil vidas beneficiadas por 750 projetos, promovidos por estudantes e jovens profissionais voluntários de 57 cidades que possuem núcleos locais.
Em Araras, o ESF iniciou as atividades em março de 2019 com alunos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da FHO. Hoje, o projeto conta com o apoio de todos os cursos do Núcleo de Engenharia da Instituição.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339