Quarta-Feira - 14 de junho de 2023
Centro Acadêmico de Biologia promove a 3ª Passarinhada no Campus FHO

O evento é voltado para a prática de observação e registro de aves do Campus.

No mês de maio, o Centro Acadêmico do curso de Biologia organizou um evento de vivências importante para o desenvolvimento dos futuros biólogos: a 3ª Passarinhada, voltada para a prática de observação e registro de aves do Campus.

No dia 5, os alunos permaneceram na faculdade após as aulas e foram guiados pelo biólogo e ex-aluno da Instituição, Jeferson Camargo, para observação de fauna noturna do Campus FHO. Foram encontradas espécies de morcegos, inúmeros aracnídeos, bacuraus e uma coruja Suindara. Durante a madrugada também foram instaladas algumas parcelas de areia para registro de pegadas no arboreto.

A experiência foi enriquecedora para todos os presentes. ''Com sinceridade, nunca vi um evento como esse na FHO, pois nesses 10 anos de contato no Campus não houve nenhuma observação noturna de fauna. Todos os envolvidos na organização e na Instituição estão de parabéns. Foi sensacional. Sempre trabalhei com aves diurnas e agora estou começando a trabalhar com monitoramento de aves noturnas, e me senti extremamente honrado em compartilhar esse tempo com os alunos'', comentou Jeferson.

Na manhã do dia 6, por volta de 5h30, os alunos foram direcionados pelo biólogo e ex-aluno da FHO, Davi Silva, na observação das aves. Foram avistadas 27 espécies, entre elas um trio de tucanos-toco, ou tucanuçus como também são conhecidos, o pica-pau-verde-barrado, o anu-preto, a garça-branca-pequena e o suiriri, entre muitos outros.

''Isso é educação ambiental, lazer, autoconhecimento, ciência cidadã e trabalho em equipe, tudo simultaneamente. Todos estão de parabéns!'', disse Davi. Esse contato com a natureza promovido pela Biologia atravessa dimensões da educação, partindo do âmbito acadêmico e alcançando os alunos de forma extraordinária.

Após a passarinhada, todos os alunos participaram de um café-da-manhã para revitalizar as energias e reuniram-se em uma “Roda Viva'' para discutir assuntos como transgênicos, testes em animais e agroecologia. Para Augusto Ferrari, aluno do 3° ano,  ''discutir assuntos como esses em meio acadêmico são de extrema relevância para a própria formação acadêmica, profissional e pessoal, onde há o desenvolvimento de opiniões, atualizações do contexto atual e o melhoramento da cognitividade em assuntos pautados em público'', comentou. 

Todas as atividades foram registradas pelo Centro Acadêmico de Biologia.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade