Terça-Feira - 30 de maio de 2023
CEPE/FHO: análise mostra que a microrregião de Araras apresentou aumento de 1% no preço da cesta básica em abril

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPE) da FHO aponta um aumento de 1% no preço dos produtos da cesta básica no último mês de abril, em comparação a março deste ano.

O Projeto Cesta Básica, de responsabilidade da aluna Maria Eduarda Mota Guimarães, reúne os dados sobre os preços de produtos da cesta básica dos municípios de Araras e região, com base na metodologia utilizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE).

Segundo os resultados obtidos, o valor da cesta básica em abril foi de R$679,24 - uma elevação de R$3,95 (1%) em relação ao mês de março.

Um dos produtos que apresentou aumento significativo, de 10%, foi a batata. Dados do CEPEA/ ESALQ apontam que houve variação no preço do tubérculo em decorrência da redução da oferta, como consequência da proximidade do fim da temporada das águas.

Em contrapartida, o preço do óleo de soja apresentou uma queda, com variação de 5%. Segundo o DIEESE, o preço deste produto diminuiu em todas as capitais, o que pode ser explicado pelo recorde da safra de soja no Brasil. Mesmo com as exportações, o alto preço do óleo de soja inibiu a demanda no mercado interno, levando a uma redução dos preços nos supermercados.

De acordo com o projeto, calcula-se que o preço da cesta básica equivale a 115 horas e 17 minutos - ou aproximadamente 15 dias de trabalho, de um trabalhador que recebe um salário mínimo. Com base na mesma metodologia, também foi possível calcular que o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas no mês de abril seria de R$5.706,30, ou seja, 4,38 vezes o salário mínimo vigente neste mesmo mês.

Sb