Terça-Feira - 23 de maio de 2023
Alunos do projeto FHO Rocket Design lançam o primeiro mini foguete totalmente desenvolvido pelo grupo

No último sábado (13), os alunos dos cursos de Engenharia da FHO que integram o projeto de extensão FHO Rocket Design realizaram o lançamento do primeiro mini foguete totalmente desenvolvido pelo grupo: o Harpia-1, com um comprimento de 800mm, diâmetro de aproximadamente 33mm.

O lançamento teve como objetivo analisar o comportamento do motor - desenvolvido exclusivamente pelos estudantes, e sua aerodinâmica em um voo teste. ''Conforme projetado, o voo teste foi um sucesso, e o Harpia-1 o candidato para otimização e pronto para receber sistema de recuperação e eletrônica embarcada'', explica a equipe. Em uma próxima etapa, o grupo irá realizar testes com coleta de dados para atualizações.

O mini foguete tem seu nome inspirado na Harpia, uma ave nativa da América do Sul e da América Central, também conhecida como Harpia Brasileira ou gavião-real, e integra o brasão do grupo da FHO. Por destacar-se pelo seu tamanho, a ave de rapina é uma das maiores e mais poderosas do mundo e pode ser flagrada batendo velozmente suas asas, sustentando-se no ar com estas estendidas e sem movimento aparente.

O Projeto FHO Rocket Design

Fundado em 2017, o projeto de extensão dos cursos de Engenharia da FHO tem como objetivo projetar, construir e controlar foguetes e motores-foguetes de pequeno porte para competições nacionais entre faculdades. A equipe também realiza atividades com as escolas de Araras/SP, como a competição Rocket PET, que visa despertar o desejo dos estudantes pelos conhecimentos aeroespaciais.