Terça-Feira - 21 de março de 2023
Alunos e professores do curso de Enfermagem participam de Oficina de Simulação Realística

No dia 18 de março, alunos e professores do curso de Enfermagem da FHO participaram de uma Oficina de Paciente Padronizado, ministrada pela Med in Cena, empresa de simulação realística que leva atores profissionais para a sala de aula para tornar a vivência o mais real possível para o aprendizado dos estudantes.

A atividade foi realizada ao longo do dia nos Laboratórios de Enfermagem da Instituição e reuniu 13 alunos e 13 professores. ''Essa oficina é mais uma iniciativa para capacitar nossos estudantes e professores para o emprego de metodologias ativas no curso. As atividades foram ministradas por atores, que compartilharam seus conhecimentos sobre a utilização de pacientes-atores nas simulações realísticas que realizamos dentro do curso. Essa metodologia favorece o desempenho do raciocínio clínico e a tomada de decisão'', explicou a Profª Aline Maino Pergola Marconato.

Uma das técnicas apresentadas foi a Moulage, que utiliza diferentes materiais e maquiagens para simular hematomas, cortes ou envelhecimento, e aumenta o realismo e a fidelidade do cenário por meio de cheiros, expressão de sentimentos e expressão corporal, a fim de estimular as percepções sensoriais dos estudantes.