Quinta-Feira - 09 de março de 2023
Março Lilás: Clínica de Enfermagem da FHO realiza coleta de exame papanicolau gratuita

A ação é destinada a mulheres de até 64 anos de Araras e acontece em dois períodos. Não é necessário agendamento prévio.

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher com foco na Campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Por isso, no dia 30, a Clínica Integrada de Enfermagem e Fisioterapia oferecerá um dia de coleta de colpocitologia oncótica (mais conhecido como exame de Papanicolau) de e orientações sobre prevenção e sintomatologia ao Câncer de Colo de Útero e de Incontinência Urinária Feminina.

Os atendimentos são gratuitos, para mulheres de até 64 anos de Araras/SP, e acontecem em dois períodos: das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Clínica de Enfermagem da FHO (Av. Dr. Maximiliano Baruto, n. 500, Jd. Universitário). Não é necessário agendamento prévio.

As interessadas devem comparecer à clínica portando:

Como orientação para coleta do exame solicita-se: não estar menstruada (aguardar 5 dias após término da menstruação); não usar cremes vaginais 48 horas antes da coleta; não fazer uso de ducha íntima 48 horas antes da coleta; não manter relações sexuais 48 horas antes da coleta e evitar exames intravaginais, como a ultrassonografia, 48 horas antes da coleta.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Brasil. Para o ano de 2023, foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. Causado por infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV, este tipo de câncer  pode ser identificado facilmente por meio do exame preventivo de Papanicolau, e é curável em grande parte dos casos quando detectado precocemente.

Março Lilás: conscientização e prevenção ao câncer de colo de útero:

Atendimento Gratuito