Segunda-Feira - 06 de março de 2023
Projeto de Extensão da FHO leva a ciência para as escolas de forma lúdica

O Projeto ''Ciência Itinerante'' tem agenda aberta para o 1º semestre. As atividades são desenvolvidas com alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio.

O Projeto de Extensão ''Ciência Itinerante'' da FHO já deu início às atividades do 1º semestre de 2023! As escolas de Araras e região interessadas em participar das ações, que são gratuitas e destinadas a estudantes do Ensino Infantil ao Ensino Médio, podem entrar em contato pelo e-mail cienciaitinerante.fho@gmail.com para agendamento.

Criado em 2022, o projeto da Instituição reúne professores e estudantes de graduação dos cursos que compõem o Núcleo Comum da Saúde para estreitar a relação entre o saber científico e a sociedade, por meio de palestras e atividades lúdicas, que empregam microscopia e/ou experimentação, contribuindo com a difusão e popularização da ciência nas grandes áreas da biologia.

Para os professores responsáveis pelo projeto, Dra. Cintya Ap. Christofoletti de Figueiredo e Dr. Matheus Mantuanelli Roberto, ''nos últimos tempos, o negacionismo científico tem sido utilizado como instrumento político para maquiar a realidade, deixar as pessoas desconfiadas e com medo. Logo, o desenvolvimento e execução de atividades como as realizadas pelo projeto Ciência Itinerante permite que os alunos da graduação articulem os conhecimentos teóricos com a prática, além da sala de aula, e em prol das necessidades da comunidade. Assim, o projeto acaba favorecendo também a transformação da realidade social, auxiliando o combate à desinformação e a popularização da ciência''.

As atividades do projeto ocorrem todas às quartas-feiras, das 13h às 17h.