O método de avaliação internacional avalia as competências e habilidades adquiridas pelos estudantes durante o processo de aprendizagem.
Em busca de inovações tecnológicas e metodologias ativas que favoreçam o processo de ensino aprendizagem, o curso de Enfermagem da FHO aplicou o primeiro OSCE - Objective Structured Clinical Examination (Exame Clínico Objetivo Estruturado, em português) nos dias 8 e 9 de fevereiro, como avaliação formativa da Semana de Imersão nos Estágios Supervisionados. ''O curso de enfermagem da FHO busca sempre a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem e a mais nova metodologia empregada foi a utilização do OSCE, uma ferramenta internacional de avaliação, que proporciona um diagnóstico extremamente relevante para a gestão do curso'', comentou o coordenador, Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho.
O método avalia as competências, habilidades e atitudes adquiridas pelos estudantes durante o processo de aprendizagem, que privilegia o raciocínio clínico. ''Na aplicação do OSCE, os estudantes passam por estações, onde são apresentados a um caso clínico e a uma tarefa específica, com um tempo pré-determinado para ser realizada. O professor avaliador segue um roteiro (checklist) com situações estruturadas, onde há interação com um paciente simulado ou recursos didáticos diversificados. E, ao final do tempo indicado, o estudante deverá se deslocar para próxima estação'', explicou a professora Dra. Aline Maino Pergola Marconato.
Todas as competências, habilidades e atitudes que foram solicitadas aos estudantes foram previamente trabalhadas, ao longo dos quatro primeiros anos da graduação, por meio de aulas teóricas e práticas, e relembradas na Semana de Imersão nos Estágios Supervisionados.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339