O evento teve como tema ''Combinaram de nos matar. Mas nós combinamos de não morrer'' (Conceição Evaristo). Eu e nós na Luta pela igualdade em direitos''.
Entre os dias 22 e 24 de novembro, o curso de Pedagogia da FHO, com o apoio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão, realizou, pelo sétimo ano, o Simpósio Sankofa. Cerca de 100 participantes prestigiaram o evento, que tem como objetivo relembrar a história da resistência da população afro-brasileira e refletir sobre o presente, a partir da educação, em diálogo com outras áreas do conhecimento.
Esta edição teve como tema ''Combinaram de nos matar. Mas nós combinamos de não morrer'' (Conceição Evaristo). Eu e nós na Luta pela igualdade em direitos'', discutindo a importância do movimento negro e o protagonismo de suas juventudes, na luta pela efetiva igualdade em direitos. Para isso, apresentou uma programação diversificada de palestras, oficinas e atividades culturais, incluindo exposições ao longo da semana para a comunidade acadêmica e os visitantes da Instituição.
No prédio ''Dr. Roberto Mercatelli'' recebemos a atividade ''Candomblé, cultura, arte e resistência'', que combinou apresentação musical com o conhecimento sobre a valorização e a resistência religiosa.
Já no prédio ''Julius Tinguely'' foram realizadas: a exposição de desenhos com o tema ''Amo o meu cabelo porque...''; a apresentação musical de Amanda Calixto; a oficina ''Vivência Ubuntu - somos todos um'', ministrada pela Profª. Andressa Aycha Rodrigues Carollo; e a oficina ''Bonecas Abayomi'', ministrada pelas alunas Gabriele Menezes de Santana, Giovanna Silvério Almeida, Hellen Vitória da Silva, Mayara N. Rocha, Lucrécia Aparecida Santana e Margareth de Oliveira Schuks, e coordenada pela Profª. Renata Luigia Cresto Garcia.
No último dia do evento, a palestra online de Tamires Sampaio, sobre o tema do evento: ''Eu e nós na luta pela igualdade de direitos'', possibilitou o acesso à comunidade mais ampla.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339