Terça-Feira - 06 de dezembro de 2022
FHO integra rede de cooperação sobre sustentabilidade

A iniciativa do Semesp reúne 16 instituições de ensino superior de todo o país.

A FHO passou a integrar a nova rede de cooperação sobre sustentabilidade do Semesp, que tem como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Environmental, Social and Governance (ESG). Juntamente com a Instituição, fazem parte da rede as seguintes IES: Faesa; Unifaa; Faculdade Reges; Inatel; Cesupa;  Unis; Fiap; Newton Paiva; Belas Artes; PucPR; Zumbi dos Palmares; Eniac; Unifor; Unifeob; e Uniso.

A reunião de início das atividades aconteceu em junho deste ano. Desde então, a Rede Sustentabilidade: ODS e ESG mantém encontros periódicos com o objetivo de trocar experiências, informações e boas práticas e já se organizou em três grupos de trabalho nas áreas de Pesquisa, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e atividades compromissadas com a responsabilidade Socioambiental. ''As IES da rede estão compromissadas com temas de sustentabilidade, impacto social, justiça, igualdade e prestação de serviços para a sociedade. São IES que dão valor à educação e reconhecem o papel social do ensino superior, para além das avaliações do MEC'', afirmou Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp.

Para o Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes, as instituições de ensino superior (IES) desempenham papel fundamental para a formação de profissionais e de novos cidadãos. ''Pelos bancos universitários passam as pessoas que carregam nas mãos o poder de tornar este mundo mais justo e solidário. A iniciativa do Semesp em implantar uma Rede de Cooperação direcionada para a sustentabilidade e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), permite que IES de diferentes locais do país direcionem os seus olhares para a troca de experiências e para o compartilhamento de saberes voltados para este tema atual, importante e vital para a sociedade''.

Desde sua origem, a FHO sempre pautou suas ações na responsabilidade socioambiental. ''A sustentabilidade integra agora de forma organizada os caminhos que são trilhados pela nossa comunidade universitária em todos os setores do nosso campus. Não há outra via mais efetiva do que a educação, que nos leve à conscientização e a promoção de mudanças de atitudes das pessoas. E, certamente, as IES são os agentes promotores que podem contribuir para a formação de pessoas comprometidas com o bem comum e com a preservação do planeta'', comentou o Prof. Dr. Mendes.

Desde 2016, a FHO também integra a Rede Pioneira do Semesp, juntamente com a USF e a Unifeob. Saiba mais sobre as Redes de Cooperação - aqui.

Saiba mais sobre a Política de Sustentabilidade da FHO - aqui.

Com informações do Semesp

Sb