Terça-Feira - 06 de dezembro de 2022
Projeto Carbono Zero promove o plantio de 150 mudas de espécies nativas na Floresta Alberto Löfgren

A atividade foi realizada com o objetivo de neutralizar o CO2 emitido pelos últimos eventos da FHO em 2022.

No último sábado (3), professores, funcionários e alunos estiveram reunidos na Floresta Alberto Löfgren, localizada em frente ao Centro Ambiental FHO/AEHDA, para mais um evento de plantio do Projeto Carbono Zero, da FHO.

Ao todo, 150 mudas de espécies de árvores nativas foram plantadas na área com o objetivo de neutralizar a emissão de gás carbônico gerada durante os últimos eventos da Instituição em 2022: a XXII Semana SIPAT e os eventos dos cursos de Psicologia, Biologia, Contabilidade, Economia, Educação Física, Pedagogia, Biomedicina e Fisioterapia. As atividades foram acompanhadas pelas professoras responsáveis pelo Projeto Carbono Zero, Raíssa Silveira de Farias e Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo.

O plantio também contou com a participação do Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite; o Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes e do Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr.

O Projeto Carbono Zero tem como objetivo quantificar, neutralizar e propor medidas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas durante a realização dos eventos por meio do plantio de árvores. A iniciativa da FHO busca reduzir os impactos da Instituição no meio ambiente e contribuir com a Missão de formar cidadãos compromissados com a construção de um mundo social, ambiental e economicamente sustentável.

Sobre a neutralização do Carbono

A neutralização de gás carbônico (CO2) é uma técnica utilizada para compensar a liberação de Gases do Efeito Estufa (GEE). A forma mais comum de neutralizar CO2 é por meio do plantio de mudas, pois as plantas captam o gás carbônico do ar para realizar a fotossíntese. Assim, realiza-se o cálculo de CO2 emitido pelo evento, principalmente por meio dos veículos utilizados pelos participantes no seu deslocamento, e a partir deste valor calcula-se o número de mudas necessárias para o sequestro do CO2 emitido. Estima-se que, em média, uma árvore é capaz de sequestrar 140 kg de CO2 em 20 anos. Clique no infográfico a seguir para saber mais sobre o projeto.

Sb