Quinta-Feira - 01 de dezembro de 2022
Sustentabilidade no Ensino Superior: Diretor Administrativo-financeiro da FHO, juntamente com colegas, publica dois artigos em revista científica internacional

Ambos os estudos têm como foco a incorporação da sustentabilidade às ações das instituições de ensino superior.

O Diretor Administrativo-financeiro da FHO, Me. Francisco Elíseo Fernandes Sanches, publicou dois artigos na International Journal of Sustainability in Higher Education, revista científica com classificação A1 pela CAPES, de alto impacto internacional, e periódico de referência na área da sustentabilidade no ensino superior.

Ambos os artigos são fruto do trabalho de pesquisa desenvolvido no Doutorado em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade de Campinas - UNICAMP, com foco na incorporação da sustentabilidade às ações das instituições universitárias.

''As Instituições de Ensino Superior (IES) devem assumir um papel de liderança na construção de um mundo sustentável, tendo em vista a responsabilidade de preparar futuros profissionais e líderes em todo o mundo e considerando o papel que desempenham na sociedade. (...) No entanto, isso precisa ser feito de forma holística e não com ações isoladas e independentes'' (Sanches et al., 2022).

O artigo ''Proposal for sustainability action archetypes for higher education institutions'', escrito em coautoria com Matheus Leite Campos, Luiz Eduardo Gaio e Marcio Marcelo Belli, apresenta uma estrutura de arquétipos de ações de sustentabilidade, com exemplos de ações baseados em literatura científica, para ajudar as instituições de ensino a incorporar a sustentabilidade holisticamente em suas ações.

A partir deste trabalho de pesquisa, foi também desenvolvido e publicado o artigo ''Developing a method for incorporating sustainability into the strategic planning of higher education institutions'', em coautoria com os professores Marco Antonio Alves de Souza Junior, Flávio Rubens Massaro Junior, Rafael Povedano e Luiz Eduardo Gaio. O estudo fornece aos líderes universitários um método simples e prático para integrar a sustentabilidade ao planejamento estratégico das IES, por meio da proposta de ''arquétipos de ações sustentáveis para as IES'', que servem como base para a seleção de objetivos, metas e ações que visem ao desenvolvimento sustentável.

Acesse os artigos:

Proposal for sustainability action archetypes for higher education institutions

Se preferir, acesse pela Biblioteca Digital da FHO:

Proposal for sustainability action archetypes for higher education institutions