Terça-Feira - 22 de novembro de 2022
Saúde na Escola: curso de Biomedicina da FHO promove projetos de extensão em parceria com escolas de Araras

Os projetos têm o objetivo de educar os estudantes sobre assuntos relacionados à prevenção e promoção da saúde e do bem-estar.

O curso de Biomedicina da FHO deu início a três projetos de extensão universitária realizados em parceria com as escolas de Araras: ''Quebrando o Tabu - Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)'', ''Parasitologia na Escola'' e ''Biomédicos em Ação''. As atividades têm o objetivo de educar os estudantes sobre temas relacionados à prevenção e promoção da saúde e do bem-estar e são realizadas pelos alunos de graduação, sob a supervisão e acompanhamento das professoras responsáveis Ma. Nayara Kastem Scharlack e Ma. Thaís Furtado de Camargo.

Quebrando o Tabu

Realizado em parceria com a Escola Estadual Francisco Graziano, o Projeto Quebrando o Tabu, visa conscientizar os jovens e adolescentes do ensino médio sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) - atualmente um dos problemas mais recorrentes no âmbito global.

Ao todo, 250 alunos de 15 a 18 anos, estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio, participaram de palestra promovida pelos alunos de Biomedicina sobre as principais IST e sobre a importância da utilização de preservativos e da realização de exames anuais.

Parasitologia na Escola

O Projeto Parasitologia na Escola, realizado em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Matar, tem o objetivo de conscientizar os pais sobre a importância rotineira dos exames parasitológicos, a fim de diagnosticar precocemente enteroparasitoses infantis.

Mais de 200 alunos matriculados no ensino infantil foram alcançados pelas atividades do projeto, que incluem: palestras sobre os enteroparasitas, seus sintomas e como eles podem afetar o desenvolvimento infantil; o esclarecimento de dúvidas da comunidade sobre o assunto; e a realização de exames parasitológicos em amostras fecais das crianças, com o consentimento dos responsáveis.

Biomédicos em Ação

Realizado em parceria com a Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHDA), o Projeto Biomédicos em Ação tem como objetivo instruir os alunos sobre a importância dos exames laboratoriais e o cuidado com a saúde, por meio de palestras sobre as doenças; esclarecimento de dúvidas e a realização de dosagem de colesterol, hemograma completo, urina tipo I e  exame parasitológico. Aproximadamente 120 jovens que fazem parte da AEHDA participaram das atividades.

Todas as análises das amostras coletadas nos projetos ''Parasitologia na Escola'' e ''Biomédicos em ação'' foram realizadas no Laboratório de Análises Clínicas da FHO, localizado no bairro Belvedere. A partir disso, se identificada a necessidade, foi realizado o encaminhamento do(s) caso(s) para os postos de saúde para consulta médica e prescrição de tratamento.