Sexta-Feira - 18 de novembro de 2022
FHO inicia o Projeto ''Caminhos do Saber: Fluência e Prazer pela Leitura'' em parceria com a E.E. Ignácio Zurita Júnior

No começo deste semestre, a FHO - Fundação Hermínio Ometto deu início ao Projeto ''Caminhos do Saber: Fluência e Prazer pela Leitura'', realizado por meio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão em parceria com a Escola Estadual Ignácio Zurita Júnior, em Araras/SP. O projeto tem como objetivo contribuir com a educação da comunidade, diminuindo as dificuldades dos estudantes no processo de aquisição de fluência e prazer pela leitura de textos, agravada, em alguns casos, durante o período de isolamento social imposto devido à pandemia de Covid-19.

Por meio de oficinas realizadas semanalmente, um grupo de 10 estudantes do sétimo período do Ensino Fundamental II com maiores lacunas no processo de aprendizagem em Língua Portuguesa são acompanhados em atividades que visam a aprimorar a fluência em leitura. ''Após um acompanhamento individualizado, entendemos qual seria o tipo de material que iríamos trabalhar, a fim de estimulá-los a desenvolver a fluência e o prazer pela leitura'', explicou o professor responsável, Dr. Davi Siqueira Santos. ''Para isso, temos sempre feito leituras em voz alta e contação de histórias, visto que temos a consciência de que nunca alcançaremos prazer em leitura se não tivermos fluência em leitura, ou seja, ler bem, sem esforço, com velocidade, precisão e prosódia adequada''.

As ações têm surtido grande impacto na vida dos estudantes.''O projeto tem procurado cuidar dos alunos de maneira individualizada, concedendo espaço para o diálogo e para a reflexão, com o objetivo de ajudá-los a se encontrar no caminho dos estudos. Por isso, todos os(as) alunos(as) da FHO são capacitados a colaborar de forma inclusiva e respeitosa, levando amor e amizade a cada novo encontro com os(as) estudantes da escola'', comentou o professor. ''E o diálogo com a direção, a coordenação e o corpo docente da E.E. Ignácio Zurita Jr. tem sido muito proveitoso. É perceptível o acolhimento de todos em relação ao projeto desenvolvido pela FHO, tanto que, constantemente, nos estimulam a continuar''.

Atualmente, o projeto ''Caminhos do Saber: Fluência e Prazer pela Leitura'' conta com a participação de alunos dos cursos de Psicologia, Odontologia e Biomedicina da FHO.

Alguns deles falaram sobre a experiência de participar das atividades:

''Como estudante do curso de Biomedicina sempre procurei realizar projetos de extensão ou atividades extracurriculares voltadas para o meu curso. Ainda que eu permaneça buscando por especializações na minha área, quando o professor Davi me apresentou o projeto de extensão ''Caminhos do Saber'' fiquei realizada, pois compreendi imediatamente o quão lindo e importante seria a execução de um trabalho como esse. Poder presenciar jovens que, por conta de traumas vivenciados ou até mesmo por serem desprovidos do incentivo familiar em relação aos estudos, estão ali se dedicando a aprender a ler e a escrever, não tem preço. É extraordinário ver o trabalho, esforço e a contribuição de todos os envolvidos no projeto, ainda que ninguém na equipe tenha formação específica na área. O fato é que, mesmo com as nossas limitações, estamos nos dedicando a entender cada dificuldade e o resultado é a pura superação. Em suma, estamos aprendendo e ensinando o tempo todo e, por isso, procuramos sempre fazer o melhor que podemos''.

Maisa Campagnolo, aluna do curso de Biomedicina

''Foi uma honra auxiliar os alunos por algumas horas. Fiquei impactado ao ve-los interessados em aprender, em conversar e compartilhar seus sonhos, apesar de suas dificuldades. Participar desse projeto e ver o desempenho e a dedicação dos alunos da FHO me motivou bastante, pois me mostrou que ainda existem muitas pessoas preocupadas com o futuro da educação no nosso país. Todos os materiais preparados têm sido de enorme qualidade e esse projeto tem feito grande diferença na vida desses adolescentes, que enfrentam muitas dificuldades em seu dia a dia. Certamente, lindos frutos serão colhidos!''.

Breno de Godoy, aluno do curso de Bacharelado em Química

''Contribuir com o projeto foi muito prazeroso para mim. Pude auxiliar os adolescentes em suas dificuldades e compartilhar um pouco do meu conhecimento. Como aluno do curso de Química, também pude treinar minha comunicação e oratória, as quais são ferramentas fundamentais para o mercado de trabalho. Além disso, foi possível contribuir por meio da ciência, associando a escrita, a pronúncia e a interpretação na Língua Portuguesa com o estudo do corpo humano. Isso é muito importante no momento pós-pandêmico que vivemos, no qual muitas crianças ainda possuem dificuldades em ler, escrever e interpretar. A maioria dos alunos mostraram-se interessadas e sociáveis com os colaboradores do projeto. Certamente colheremos bons frutos''.

Rafael de Godoy, aluno do curso de Bacharelado em Química