Quinta-Feira - 17 de novembro de 2022
Ex-aluno de Engenharia da Computação inicia estágio de pesquisa de mestrado na França

Com muito orgulho recebemos a notícia de que o egresso João Paulo da Silva, graduado em Engenharia de Computação pela FHO em 2018, inicia este mês um estágio de pesquisa em um renomado laboratório da Universidade Paris-Saclay, na França. A atividade será desenvolvida como parte do Mestrado em Ciência da Computação que João Paulo cursa pelo Instituto de Computação da UNICAMP, com uma bolsa da FAPESP.

Por e-mail, João Paulo compartilhou brevemente sua jornada desde a graduação na FHO e a expectativa em relação a oportunidade:

''Minha trajetória desde a graduação até o momento foi bastante enriquecedora. No último ano de faculdade fiz um estágio de desenvolvimento de software, durante aproximadamente um ano, na Luxfacta, e fui contratado pela empresa. Um pouco depois, ainda em 2019, fui contratado como desenvolvedor de software pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, localizado em Campinas, onde trabalhei por dois anos e aprendi muito sobre o trabalho em uma empresa com clientes internacionais, tendo contato direto com pessoas do mundo inteiro. Assim que finalizei meu trabalho por lá, iniciei meu mestrado em Ciência da Computação no Instituto de Computação da Unicamp, realizando minha vontade de conhecer a vida acadêmica, desde a experiência com Iniciação Científica que tive na FHO. Neste mestrado, o qual estou próximo de finalizar, aprendi conceitos fundamentais da computação e tenho contato direto com a ciência e a inovação na pesquisa acadêmica. E através desse desenvolvimento, tive a oportunidade de ganhar bolsas de pesquisas do CNPq e depois da FAPESP, a qual está me proporcionando a oportunidade de fazer um estágio de pesquisa de seis meses na Universidade Paris-Saclay, em um renomado laboratório de pesquisa chamado LISN (Laboratoire Interdisciplinaire de Sciences Numérique), trabalhando com Teoria dos Jogos Algorítmica aplicada a Edge Computing. Esse estágio terá início este mês e tenho certeza que será tão enriquecedor quanto imagino que seja!''.