Sexta-Feira - 14 de outubro de 2022
18ª Feira das Profissões: Projeto Ecomudas distribuiu mudas de árvores durante o evento

Alunos do projeto distribuíram mais de 5 mil sementes e 600 mudas de árvores da flora brasileira aos visitantes.

Durante a 18ª Feira de Profissões, realizada no mês de setembro na FHO, alunos do Projeto Ecomudas entregaram mais de 5 mil sementes e 600 mudas de árvores da flora brasileira aos visitantes do evento. As sementes foram coletadas no próprio campus da FHO pelos alunos que integram o projeto de extensão, com orientação e supervisão do professor do curso de Ciências Biológicas, Me. Diogenes Rafael de Camargo.

Além da distribuição, também foram passadas orientações sobre a importância da arborização urbana e sobre os melhores métodos para se plantar e as espécies mais adequadas. ''A Educação Ambiental precisa estar em todos os espaços, o tempo todo, para despertar a consciência ecológica, o senso crítico e para aproximar os seres humanos dos outros elementos da Natureza, dando sentido à preservação, à conservação e à restauração. Mais do que plantar, é dar sentido, expandir mentes e corações e auxiliar na formação de ''sujeitos ecológicos'', engajados nas lutas socioambientais'', comentou o Prof. Diógenes.

O aluno do 1º ano de Ciências Biológicas, Felipe Zanetti de Santana, falou sobre a experiência de levar um pouco do cotidiano universitário aos visitantes do evento. ''Pela nossa pouca experiência, com a ascensão das redes sociais, as pessoas vêm perdendo cada vez mais o contato com a natureza. O gesto de entregar uma muda e a responsabilidade de cuidar dela até seu estágio de independência, faz com que essa conexão seja restabelecida. No todo, o Projeto se mostrou muito mais do que um grupo que se reúne para produzir e plantar mudas. Na verdade, nunca foi só isso! O projeto é uma reconexão do indivíduo com ele mesmo e com a natureza'', comentou.