Sexta-Feira - 11 de novembro de 2022
A XVII Maratona de Programação Prof. Dr. Sérgio Luis Antonello

O evento é promovido pelo curso de Sistemas de Informação da FHO e envolve alunos de todos os períodos.

No dia 20 de outubro, o curso de Sistemas de Informação promoveu mais uma edição da Maratona FHO de Programação Prof. Dr. Sérgio Luis Antonello.

O desafio é adaptado a partir do modelo e das regras da International Collegiate Programming Contest (ICPC), uma competição anual de programação entre alunos de universidades de todo o mundo, organizada pela Association for Computing Machinery (ACM).

Nesta edição, 85 alunos do curso de bacharelado da FHO participaram do evento, muitos deles envolvidos diretamente nas atividades de Plantão de Lógica e do Grupo de Estudos em Programação.

Distribuídos em 28 equipes de três integrantes cada, os alunos tiveram o objetivo de desenvolver o maior número possível de soluções dentro do tempo da competição, envolvendo o projeto e implementação de programas utilizando Linguagem C, C++ ou Python. ''A Maratona de Programação apresenta desafios inerentes a vida do profissional de Tecnologia da Informação, possibilitando que os alunos explorem suas habilidades e competências adquiridas ao longo do curso. Nesse sentido, assim como ocorre em um ambiente profissional, os alunos devem aplicar técnicas específicas para abstrair os passos necessários para resolver os problemas computacionais apresentados e, utilizando uma linguagem de programação, devem codificar o programa que soluciona cada um dos problemas. Além disso, em um clima saudável de disputa, a Maratona instiga os alunos a desenvolverem skills como trabalho em equipe, liderança, estratégias competitivas, comunicação, foco em resultados, criatividade e colaboração, dentre outras'', explicou o Prof. Sergio Antonello.

As atividades de preparação para o evento tiveram início cerca de dois meses antes, com a definição de temas a serem trabalhados, elaboração de problemas, a preparação de dados de entrada para processamento e as saídas esperadas para validação das soluções propostas pelos competidores. No domingo anterior à competição também foi realizada uma prova de aquecimento, que é opcional e tem o objetivo de permitir aos alunos conhecerem o ambiente da competição em todos seus detalhes.

Classificação Final

Durante a prova ocorreram 164 submissões de problemas para julgamento, que resultaram em 84 problemas julgados corretos. O primeiro problema submetido para avaliação dos juízes ocorreu aos 4 minutos do início da competição e foi julgado como ''YES - Accepted''. No último minuto da competição, sete soluções foram encaminhadas para julgamento, sendo duas delas julgadas como aceito.

A classificação final desta edição da Maratona incluiu as seguintes equipes:

1º lugar: Equipe ''Antonello Patrocina''

Formada pelos alunos do 2º ano, Felipe Silva Rodrigues, Gabriel da Silva Rizzi e Matheus Henrique Bonani Quinalha, que resolveram 9 problemas no tempo acumulado de 607 minutos.

2º lugar: Equipe ''Sol Tá Forte''

Formada pelos alunos do 4º ano, Andrey William da Silva Felicio, Guilherme Augusto Gregório e Lucas Gomes da Silva, que resolveram 7 problemas em 796 minutos acumulados.

3º lugar: Equipe ''Platinum''

Formada pelos alunos do 1º ano, Antonio Marostica Paschoalini, Gabriela Pataca Alves e Rafael Trova Rossi, que resolveram 6 problemas com tempo acumulado de 475 minutos.