Quarta-Feira - 09 de novembro de 2022
Projeto TransformAção Sustentável da FHO leva educação sobre sustentabilidade para a comunidade

No primeiro semestre deste ano, o Projeto Transformação Sustentável, da FHO, promoveu ações de educação e conscientização por meio de palestras e da publicação de materiais educativos nas redes sociais.

Vinculado ao Escritório de Sustentabilidade, o projeto de extensão universitária visa à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), com o objetivo de educar a comunidade sobre assuntos relacionados à sustentabilidade, por meio de diferentes ações e canais de comunicação. Para isso, conta com o envolvimento de alunos de todos os cursos.

Em junho, as alunas do projeto, Camily Vitoria Bueno Scavassa (Biologia) e Vitória da Silva Mascarenha (Enfermagem) ministraram duas palestras em Araras/SP. As estudantes abordaram o tema ''O descarte de lixo e seus impactos socioambientais'' na Semana do Meio Ambiente da Escola Estadual José Ometto. A ação envolveu 150 alunos, do 6° ao 9° ano, e propôs entre os estudantes a reflexão sobre assuntos como: os prejuízos causados pelo lixo no meio ambiente; como reduzir a produção para diminuir os impactos ambientais e em nossa saúde; e as formas corretas de descartar, reutilizar e reciclar os materiais que consumimos para torná-los fonte de matéria-prima.

Ao final do mês, ''A sustentabilidade e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)'' e ''A importância da reciclagem'' foram os assuntos abordados com 50 jovens estudantes da Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHDA).

TransformAção Digital

Além das palestras, outra forma de atuação do projeto inclui a elaboração de materiais educativos sobre desenvolvimento sustentável, como cartilhas, folders e conteúdos para redes sociais. No primeiro semestre, foram produzidos conteúdos educativos, postados no Facebook e Instagram da FHO, sobre descarte de resíduos, coleta seletiva e reciclagem. Soma-se a eles, produções relacionadas a datas importantes, como o ''Dia Mundial da Água'', o ''Dia Mundial da Saúde'', o ''Dia da Educação'', o ''Dia Mundial da Reciclagem'' e o ''Dia Mundial dos Oceanos''.

Chuva: 90% (17 mm)