Quinta-Feira - 20 de outubro de 2022
Projeto Carbono Zero: alunos e professores realizam plantio para neutralizar as emissões de CO2 da Semana de Biologia

Mais de 60 mudas de árvores nativas foram plantadas no Campus da Instituição.

De 31 de agosto a 3 de setembro, aconteceu na FHO a XVI Semana da Biologia - ''Biologia é poesia!''. O evento, promovido pelo curso em comemoração ao Dia do Biólogo, reuniu a comunidade acadêmica para palestras, workshops, oficinas e minicursos.

Este ano, a Semana da Biologia passou a integrar a lista de eventos sustentáveis da Instituição por meio do projeto de extensão Carbono Zero, que tem como objetivo quantificar, neutralizar e propor medidas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas durante a realização dos eventos por meio do plantio de árvores.

A iniciativa da FHO busca reduzir os impactos da Instituição no meio ambiente e contribuir com a Missão de formar cidadãos compromissados com a construção de um mundo social, ambiental e economicamente sustentável.

Mais de 60 mudas de 16 árvores de espécies nativas foram plantadas em diferentes locais do Campus: no Bosque ''Prof. Dr. José Antonio Mendes'' e próximo ao Ginásio de Esportes e ao Restaurante - passando a integrar a extensa e diversificada área verde da Instituição. Ao todo, 24 professores e alunos do curso e do Centro Acadêmico de Biologia (CABio) participaram da atividade, visando neutralizar os 2,5 kg de gás carbônico emitidos durante o evento.

Sobre a neutralização do Carbono

A neutralização de gás carbônico (CO2) é uma técnica utilizada para compensar a liberação de Gases do Efeito Estufa (GEE). A forma mais comum de neutralizar CO2 é por meio do plantio de mudas, pois as plantas captam o gás carbônico do ar para realizar a fotossíntese. Assim, realiza-se o cálculo de CO2 emitido pelo evento, principalmente por meio dos veículos utilizados pelos participantes no seu deslocamento, e a partir deste valor calcula-se o número de mudas necessárias para o sequestro do CO2 emitido. Estima-se que, em média, uma árvore é capaz de sequestrar 140 kg de CO2 em 20 anos. Clique no infográfico a seguir para saber mais sobre o projeto.