Terça-Feira - 08 de novembro de 2022
Biologia em campo: alunos da FHO visitam o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais

Durante as atividades os alunos puderam conhecer as belezas do Cerrado brasileiro.

No mês de setembro, alunos do 4º e 6º períodos do curso de Biologia da FHO viajaram até Minas Gerais para estudos de campo. Depois de quase dois anos de suspensão das atividades devido ao distanciamento social e à pandemia de Covid-19, os alunos puderam voltar novamente às tão desejadas viagens, que possibilitam o desenvolvimento de competências profissionais e o contato direto com os ecossistemas - uma experiência importante para o futuro biólogo.

A viagem foi um sucesso! Os alunos puderam conhecer as belezas do Cerrado brasileiro e as ameaças antrópicas que tem sofrido. No Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG), todos puderam ver de perto os mais belos representantes da fauna e flora do Cerrado, bem como várias de suas fitofisionomias.

E a visita também se estendeu à famosa ''prainha'' de água doce do Rio São Francisco em Vargem Bonita, à Nascente Histórica do Rio São Francisco, ao Curral de Pedras, à Cachoeira Casca D''Anta e às fazendas de queijo artesanal da APROCAN - Associação dos Produtores de Queijo Canastra.

Os alunos foram acompanhados pelo professor e Coordenador do Curso, Me. Carlos Eduardo Signorini e pelo Prof. Me. Diogenes Rafael de Camargo. ''Foi belíssimo retornar ao Cerrado depois de mais de dois anos. Porém, é extremamente triste como nesses últimos anos o Cerrado tem sofrido ainda mais com as ações humanas e de um sistema econômico insustentável. O Cerrado brasileiro há muitos anos tem nos pedido socorro, mas nesses últimos anos o cenário piorou bastante, infelizmente. Por isso, é importante que as futuras biólogas e os futuros biólogos tenham paixão pelo Cerrado e por defendê-lo'', comentou o Prof. Rafael.

Para os alunos, a experiência foi enriquecedora:

A viagem para a Serra da Canastra foi um marco muito decisivo na minha vida acadêmica. Com as vivências que eu tive lá, todas as minhas incertezas sumiram e eu tive a confirmação de que estou no caminho certo. Cada ser vivo que nós encontrávamos era razão para festejar e admirar, cada planta diferente tinha os olhos e câmeras apontados a ela, e até tirar um minuto para escutar os barulhos à nossa volta nos foi ensinado. E essa é a Biologia que nos foi proporcionada''

Camily Vitória Bueno Scavassa, aluna do 6º período

''A viagem para a Serra da Canastra é uma das melhores experiências proporcionadas pelo curso e o aprendizado, tanto teórico quanto prático, aumenta a cada lugar visitado. É uma viagem que emociona e nos faz perceber o quanto o bioma Cerrado e toda sua fauna e flora são importantes''.

Marcela Ribeiro Canassa, aluna do 6º período

''Porque não somos como cerrado? Que bom seria se, quando chovesse dentro de nós, brotasse a primavera.''  (Rosa Berg) Levarei essa breve frase para minha vida após a viagem ao Cerrado. Lugar onde floresceu a vontade de viver, onde as amizades brotaram e outras se fortificaram. Nessa viagem aprendemos como sermos mais atenciosos aos detalhes, mais prestativos e resistentes às dificuldades. Como experiência única e exclusiva desse bioma podemos proclamar: o Cerrado nunca pode acabar!''

Matheus Cardoso da Silva, aluno do 6º período

A Fênix do Cerrado

''E quanto vale uma vida em que não se permite sonhar? O que há além de onde meus olhos podem enxergar?
Como naqueles dias, raros e necessários, em que estamos bem e podemos perceber o céu rosa-alaranjado no final da tarde bonita.
Pois bem, estivemos lá, tocando o céu e ouvindo a canção das aves [...]
E a história que nós construímos juntxs, sonhando juntxs por um mudo melhor e caminhando, também juntxs, em direção ao horizonte, é como a fênix do cerrado, a mais bela flor que há.
Ela nasce pálida e quase sem vida no cerrado íntegro e que não tenha sido consumido pelo fogo.
Mas floresce roxa e belíssima no cerrado em brasas após o fogo natural e o caos [...]
Sejamos como a fênix do cerrado, mas não a branca...
Lembrem-se disso, companheirxs!
Preserve o Cerrado brasileiro...
Preserve a fênix roxa que mora bem aí dentro.''

(Trecho do poema ''A Fênix do Cerrado'',  do Prof. Me. Diogenes Rafael de Camargo)

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade