Segunda-Feira - 07 de novembro de 2022
Responsabilidade Ambiental: em parceria com a AEHDA, FHO promove plantio na inauguração da Floresta Alberto Löfgren, em Araras

A inauguração foi marcada por um plantio de árvores por meio do Projeto Carbono Zero da FHO, visando a neutralizar o impacto de CO2 emitido pela 18ª Feira das Profissões.

No dia 8 de outubro, a FHO esteve presente na inauguração da Floresta Dr. Alberto Löfgren, localizada em frente ao Centro Ambiental Dr. Sérgio Roberto Ieda (FHO/AEHDA), na Zona Leste de Araras/SP.

Na ocasião, 250 mudas de 20 espécies de árvores nativas foram plantadas na área, por meio do Projeto Carbono Zero, da FHO, visando neutralizar o impacto da emissão de gás carbônico (CO2) gerado pela 18ª Feira das Profissões.

O plantio de mudas contou com a participação do Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite; do Presidente da Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHDA), Sr. Adilson Bonatto; do Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes; o Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr. e a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini. Também estiveram presentes o Coordenador do Escritório de Sustentabilidade da Instituição, Prof. Me. Marco Antonio Alves de Souza Junior, professores, funcionários técnico-administrativos e alunos.

O Presidente da FHO, Sr. Fernando Leite, destacou a importância da inauguração da área, que acontece no ano em que celebram-se os 120 anos da 1ª Festa das Árvores, realizada no município, em junho de 1902. ''Hoje é um dia muito alegre, pelo trabalho que estamos fazendo e que tem a mão de todos vocês. Estamos aqui para comemorar vários fatos importantes, ligados à responsabilidade ambiental: o plantio do Projeto Carbono Zero da FHO, a inauguração da Floresta Alberto Löfgren e os 120 anos da 1ª Festa das Árvores, realizada como um movimento de consciência ecológica que chamou a atenção do Brasil inteiro. Hoje celebramos o início desta Floresta, que irá se estender por meio dos projetos de plantio envolvendo as escolas de Araras. E valorizamos também a participação do ITESP, que tem um trabalho grande aqui e também é nosso parceiro'', comentou.

O Presidente da AEHDA, Adilson Bonatto, parabenizou todos os presentes pela ação. ''É uma honra estar mais uma vez em um evento de plantio, neste momento em que iniciamos os trabalhos em uma área nova. A AEHDA se sente muito feliz em ver que essa parceria está dando cada vez mais frutos. Talvez nenhuma outra cidade tenha uma parceria tão estratégica quanto temos em Araras entre a FHO e a AEHDA, que culmina nessa responsabilidade em relação às áreas e em vocês, que fazem este trabalho maravilhoso de plantio. Este é um legado muito bonito e um projeto muito bacana que está começando''.

Alberto Löfgren

Johan Albert Constantin Löfgren, também conhecido como Alberto Löfgren, nasceu em 11 de setembro de 1854, em Estocolmo (Suécia), e chegou ao Brasil em 1874, integrando a expedição botânica comandada pelo naturalista Hjalmar Monsén. Trabalhou como engenheiro na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, morando em Pirassununga, e posteriormente mudou-se para Campinas, onde se dedicou ao ensino de Ciências Naturais.

Considerado um dos pioneiros do ecojornalismo e um dos maiores conservacionistas do país no século XX, o cientista foi diretor do Horto Botânico, atual Instituto Florestal de São Paulo, e o idealizador da 1ª Festa das Árvores do Brasil, realizada em 1902, em Araras. Faleceu em 30 de agosto de 1918, na cidade do Rio de Janeiro.

''Foi o cientista sueco Alberto Löfgren o responsável pela difusão da necessidade de se instituir no país um evento anual dedicado ao culto das árvores. Desde os princípios de 1901 fez a necessária propaganda em prol da introdução dessa comemoração conservacionista inspirada no Arbor Day norte-americano, escrevendo nas colunas dos jornais paulistas sobre sua significação e importância''. (DALTRO, 2002, p. 16)

Os 120 anos da 1ª Festa das Árvores do Brasil

A 1ª ''Festa das Árvores do Brasil'' aconteceu em 7 de junho de 1902, em Araras/SP. O evento teve repercussão nacional à época e é considerado até hoje como ''o primeiro movimento brasileiro de tomada de consciência da causa ambiental'' (Revista Silvicultura, 1976) e o ''primeiro movimento ecológico brasileiro'' (Jornal da Tarde, 1978).

Idealizada por Alberto Löfgren, Coelho Netto (jornalista e principal propagandista da festa), e João Pedro Cardoso (engenheiro e organizador do evento em Araras), a festa foi inspirada no Arbor Day, realizado nos Estados Unidos, em 1872. Na ocasião, 242 mudas de árvores, produzidas no Horto Botânico da Cantareira, foram plantadas por crianças do município.

''Ao sugerir, em 1901, que as crianças colocassem as árvores - pelo menos um dia do ano - Löfgren pretendia fazer brotar nos ''homens do amanhã'' o amor pelas florestas que ‘resultam em proteção contra os prejuízos da areia movediça; dos ventos; preservação das nascentes; aumento da beleza das passagens e alimento no suprimento de lenha sendo que tudo isso resulta da importância para o povo e para o país''. (DALTRO, 2002, p. 16)

Fonte:
Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil
DALTRO, Wenilton Luís. História da 1ª Festa das Árvores do Brasil. Araras, 2002.