Segunda-Feira - 07 de novembro de 2022
FHO inaugura o Arboreto ''Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr''

A homenagem ao Pró-reitor de Graduação da Instituição aconteceu dia 29.

No dia 29 de outubro, aconteceu na FHO a cerimônia de inauguração do Arboreto ''Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr'', localizado ao lado da Capela, no campus da Instituição. A homenagem da Fundação Hermínio Ometto é prestada ao Pró-reitor de Graduação, que este ano completou 30 anos de trabalho e que, em 1996, coordenou o plantio de mudas de espécies nativas no local.

Nascido em Paraisolândia, Dr. Olavo é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia e mestre e doutor em Biologia Vegetal. Desde 1992, dedica-se à FHO: primeiramente, como professor do curso de Ciências Biológicas e, em seguida, como Coordenador do curso e Pró-reitor de Graduação, cargo que ocupa desde 2008.

A solenidade contou com a presença do Presidente da Fundação Hermínio Ometto,  Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite; dos Conselheiros da Fundação Hermínio Ometto, Dr. Rogério Alessandre de Oliveira Castro e Dr. Rubismar Stolf; de membros do Conselho Universitário (CONSU); de dirigentes; de coordenadores de curso e chefes de setores técnico-administrativos; de professores e funcionários administrativos e de familiares e amigos do Prof. Dr. Olavo.

Em seu pronunciamento, o Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite destacou a importância das ações ambientais realizadas pela FHO, em consonância com a Missão da Instituição, e a sua felicidade com a homenagem. ''Existe um vínculo estreito entre arboreto e biologia: biologia é vida, arboreto é vida. Não por acaso, nosso arboreto ganhou vida pelas mãos de um biólogo. (...) Dr. Olavo, nós agradecemos de coração sua dedicação, seu empenho, e seu envolvimento com a agenda ambiental e social da nossa Instituição. Você e todo o time da Biologia são exemplos de abnegação à causa ambiental de nosso planeta, uma ação tão imprescindível nos dias de hoje. Que nosso Arboreto seja sempre um local de expansão de toda essa vibração de amor e de consciência ecológica e social que você sempre corporificou aqui. Nosso muito obrigado!'', disse o Presidente da Fundação. 

O Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes, também celebrou o companheiro de trabalho e amigo. Em um texto emocionante, do qual extraímos o trecho a seguir, apresentou uma breve história de vida do homenageado, assim como sua paixão pela natureza e pela educação - ''fragmentos da história de sua vida, contados por você mesmo'':

Cheguei aqui na FHO em 1992, minha segunda morada,
e lá se vão 30 anos percorrendo esta mesma estrada.
Botânica, MPC e tantas outras disciplinas
que me faziam ser um professor completo e feliz.
Parte de tudo o que eu sei, enfeitava na lousa com giz.
Nas excursões e trabalhos de campo, ensinei aos meus alunos
como preservar e amar a linda e rica flora deste nosso país.

Há vinte e seis anos, plantei as mudas,
que hoje são árvores e florescem em mim.
Elas dão vida e enfeitam nosso campus,
cada uma delas me conhece e sabe do meu amor sem fim.
Irrigadas com muita dedicação e suor
saíram das fotos dos livros
e são o produto da arte de minhas mãos e do meu labor.
(...)
Tento seguir os ensinamentos do Prof. Cortella,
e os exemplos que a D. Duse deixou:
Se ''a felicidade é aquilo que queremos ter,
que queremos encontrar'',
sou um homem feliz,
por saber que as pessoas, especialmente as crianças,
hoje podem passear pelas trilhas,
enfeitadas por árvores
que um dia eu ajudei a plantar''.

Representando os coordenadores e o Núcleo de Gestão Acadêmica (NGA), o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof. Me. Carlos Eduardo Signorini, citou algumas das qualidades que admira no professor, com quem trabalha há 18 anos, entre elas: empatia, humildade, respeito, dedicação e liderança. ''A FHO reconhece hoje seus 30 anos de dedicação. Não só por ser um dos principais responsáveis por arborizar o campus, mas pela sua contribuição à educação, que é a missão maior deste Centro Universitário. O Arboreto, criado por você e pelo Prof. Mendes, recebe hoje seu nome e as árvores que vivem ali reverenciam você por essa história. Afinal, você deu a vida a elas. (...) Obrigado por somar e multiplicar comigo parte de sua história aqui na FHO. Parabéns, Olavo!'', comentou.

Representando os professores e ex-alunos, a Profª Dra Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo, Coordenadora do Núcleo Comum de Saúde da FHO, destacou a marca que o professor deixa por onde passa. ''Há uma frase de Rubem Alves que eu, particularmente gosto muito, que diz: ''Somos as coisas que moram dentro de nós''. Sem a pretensão de corrigir ao autor, eu diria que dentre tais coisas, estão as pessoas, assim como as marcas que elas nos deixam! (...) Somos resultado do seu encantamento pela natureza, paixão pela biologia, pelo cuidado ao ouvir, estímulo ao argumentar, pela atenção ao ensinar. Tais coisas têm o dom de permanecer eternas, pois sua influência foi tão marcante para cada um de nós, que hoje, ao entrar em sala de aula, ao atender a dúvida de um aluno ou a um professor, buscamos perpetuar o que o brilho que as suas estrelas nos ensinou!'', disse a professora.

Emocionado, Dr. Olavo agradeceu a homenagem: ''Se cheguei até aqui foi porque me apoiei em ombros de gigantes'', como disse Isaac Newton. Estou muito feliz porque Deus colocou em meu caminho pessoas bem intencionadas e de bom coração, que viabilizaram meus projetos. (...) Não é fácil receber uma homenagem em vida, mas a recebo com muito orgulho e o mais puro sentimento de humildade, ciente de que não se faz nada sozinho. Não poderia deixar de agradecer novamente à FHO, aos amigos que fiz aqui e aos alunos que viabilizaram estes projetos, sem os quais este trabalho não teria sentido. Concluo com um agradecimento especial aos meus familiares, em especial a minha mãe, ao meu pai (já falecido), a minha esposa e às minhas filhas''.

O Arboreto ''Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr''

Após a solenidade, os convidados seguiram para o Arboreto, onde o Prof. Dr. Olavo, acompanhado da mãe, Maria Aparecida; da esposa, Adriana; das filhas, Gabriela e Carolina; e dos demais familiares, descerrou a placa em sua homenagem.

Atualmente, a área é composta por árvores nativas, onde funcionários, alunos e visitantes do campus entram em contato com a natureza diariamente. O local também inclui uma trilha interpretativa, onde centenas de crianças e jovens participam de atividades lúdicas que visam promover a educação ambiental, a consciência ecológica e a preservação dos recursos naturais, por meio de projetos de extensão universitária da FHO.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sexta-feira
26°C
16°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade