Sexta-Feira - 04 de novembro de 2022
Responsabilidade Social: FHO promoveu mais de 270 mil atendimentos para a comunidade em 2021

Os atendimentos foram realizados por meio de campanhas comunitárias, projetos, clínicas e laboratórios da Instituição.

Na última semana, a FHO publicou em seu site o Balanço Social 2021. O documento apresenta as principais ações de responsabilidade socioambiental realizadas pela Instituição no último ano, com destaque para os atendimentos à comunidade e o número de bolsas de estudos ofertadas. ''Nosso Balanço Social reproduz fielmente tudo que foi realizado no período de um ano. É a somatória do trabalho de tanta gente, de serviços prestados e de atividades desenvolvidas única e exclusivamente para o benefício de nossos alunos e da comunidade'', explica oProf. Dr. José Antonio Mendes, Reitor do Centro Universitário.

Em 2021, a FHO realizou mais de 270 mil atendimentos para a comunidade por meio de programas e projetos de extensão, campanhas comunitárias, clínicas e laboratórios, como a Clínica de Odontologia, de Fisioterapia e de Enfermagem; o Serviço de Psicologia; a Farmácia-Ensino e o Laboratório de Análises Clínicas.

Merece destaque a atuação do curso de Enfermagem na Campanha de Vacinação contra a Gripe e contra a Covid-19, realizada desde 2020 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araras. Somente nesta ação, foram contabilizados 230 mil atendimentos, realizados pelas equipes de alunos e professores da Instituição na vacinação dos munícipes.

Instituição distribuiu mais de R$61 milhões em bolsas de estudos

Em consonância com a sua Política de Sustentabilidade, a FHO beneficia anualmente milhares de estudantes por meio de programas próprios que proporcionam condições de acesso e permanência da população de baixa renda ao ensino superior, ampliando o alcance da Missão da Instituição e cumprindo sua vocação filantrópica.

Em 2021, a Fundação distribuiu R$61,3 milhões de reais em bolsas de estudos por meio de programa próprio e do ProUni. Ao todo, 3.871 estudantes de Araras e região foram beneficiados pelo Programa de Bolsas FHO e outros 1.670 alunos foram beneficiados pelo programa do Governo Federal.
Soma-se a estes programas, o crédito estudantil da FHO - PagFácil, que é extensível a todos os alunos e permite que o estudante pague metade do curso depois de formado, sem juros. Mais de 5 mil alunos da Instituição utilizaram o crédito estudantil em 2021.

Os dados do Balanço Social expressam o compromisso da Instituição com o acesso à educação de qualidade e com as demandas da comunidade, e o impacto social positivo que a FHO exerce por meio de seus programas e projetos institucionais.

O documento também inclui outras atividades de apoio à comunidade interna e externa, como as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), o Núcleo de Tecnologias Assistivas e Acessibilidade (NTA) e o Núcleo de Acessibilidade (NAC); além de projetos como o Trote Solidário, Florestar, Usina do Saber, FHO/AEHDA e Rondon SP.

Acesse o Balanço Social 2021 da FHO
"Assistimos o alvorecer de um período em que os países reconhecem que o meio ambiente é problema mundial - no mesmo âmbito da paz, segurança, finanças, saúde e comércio - e que "um mundo onde a pobreza e a desigualdade são endêmicas estará sempre propenso a crises". Em suma: a responsabilidade ambiental e a responsabilidade social a todos dizem respeito".

Fernando Fernandes Alvares Leite,
Presidente da Fundação Hermínio Ometto, na carta de abertura do Balanço Social 2021.