Quarta-Feira - 05 de outubro de 2022
Projeto Atividades Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente recebeu mais de 600 estudantes no primeiro semestre

Um jeito divertido de promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a aprendizagem das práticas escolares! É isso que propõe o projeto ''Atividades Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente'', vinculado à Coordenadoria de Comunidade e Extensão da FHO.

No primeiro semestre deste ano, cerca de 680 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de escolas de Araras, Limeira e Itapira, participaram das atividades, ministradas pelo professor responsável, Dr. Giuliano Grici Zacarin, e por alunos monitores do curso de Biologia.

O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa, baseada em atividades lúdicas e metodologias ativas, levando-os a pensarem, interagirem com os materiais apresentados e vivenciarem o meio ambiente durante as atividades práticas ecológicas.

Com isso, os alunos são estimulados a participar de oficinas, palestras e jogos educativos que exploram ambientes externos e despertam a criatividade, além de promoverem a busca pelo conhecimento e o aprendizado lúdico sobre os animais, a interação entre eles e o meio ambiente, e as formas de conservação da vida no planeta. As visitas monitoradas às coleções didáticas do Museu de Zoologia e do Laboratório de Meio Ambiente e à Trilha Interpretativa do Arboreto da FHO também fazem parte das atividades.

Os estudantes adoraram a experiência. Leia os depoimentos:

''Nossos alunos dos terceiros anos fizeram um estudo de campo no Museu de Zoologia, complementando os estudos sobre os animais. Agradecemos toda a recepção da Equipe da FHO, foi muito enriquecedor para nossos alunos'', publicou E.M.E.I.E.F. Maria App de Luca Moore no Instagram.

''Nunca imaginei que iria ver animais vivos na minha mão e poder tocá-los, para mim foi um experiência maravilhosa e muito produtiva, vou ter muito assunto para contar em casa para meus pais'', comentou um aluno do 8º ano do Colégio COC Araras.

''As crianças ficaram encantadas em ver ao vivo tudo que aprenderam em sala de aula e esse projeto vem a acrescentar muito na aprendizagem significativa deles'', comentou a professora do 7º ano do Colégio COI, de Araras.

''As atividades lúdicas que vocês desenvolvem aqui no projeto são importantes de forma que, a criança ou adolescente desenvolvam também o raciocínio concreto, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades ajudam a aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional'', comentou o professor da E.E. Antonio Caio, de Itapira.

''Gostaria de agradecer o acolhimento e toda atenção com nossos alunos. Foi uma experiência incrível e todos os que participaram, adultos e crianças, chegaram na escola impressionados. Muitíssimo obrigada! Com certeza eles nunca mais esquecerão desta experiência!'', comentou outra professora.

Quinta-feira