Quinta-Feira - 22 de setembro de 2022
Integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Saúde do Idoso da Enfermagem/FHO têm trabalhos premiados no I SIRVE, em Natal/RN

Alunos e docentes do curso de Enfermagem da FHO participaram do I Seminário da Rede Internacional de Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Idoso: Brasil, Portugal e Espanha (I SIRVE), realizado de 24 a 26 de agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN.

Os alunos Higor Bueno (8º período) e Felipe Bueno (10º período) , bolsistas de Iniciação Científica da FHO; e as professoras Esp. Tauane Letícia Pinto e Dra. Aline Maino Pergola-Marconato, integrantes do grupo de pesquisa do curso de Enfermagem que desenvolve estudos sobre saúde do idoso, apresentaram quatro trabalhos durante o seminário: um deles derivado de um projeto sobre COVID-19 no município de Araras/SP e outros três elaborados a partir dos dados coletados com idosos da cidade, sendo este, um recorte do projeto multicêntrico e internacional cuja equipe local é liderada pela Profª Dra Aline.

Os quatro trabalhos serão publicados como artigos científicos na Revista Portal: Saúde e Sociedade - RPSS (E-ISSN 2525-4200). Dois deles foram premiados no evento: ''O impacto dos aspectos cognitivos na funcionalidade dos idosos de um município do interior paulista'', recebeu menção honrosa; e ''Demandas de saúde dos idosos residentes no município de Araras/São Paulo'' obteve a segunda colocação na modalidade de apresentação oral.

O grupo também participou do lançamento dos livros Aspectos biológicos e tecnológicos do processo de envelhecimento humanoe Promoção à saúde e qualidade de vida da pessoa idosa, compostos por capítulos escritos por integrantes da Rede Internacional de Pesquisa. O livro ''Aspectos biológicos e tecnológicos do processo de envelhecimento humano'', teve o capítulo ''Atenção ao idoso em situações de urgência e emergência'' escrito pela equipe de Araras.

Além dos trabalhos, a Profa. Dra Aline Maino Pergola-Marconato compôs a mesa redonda: ''Articulação de saberes - I Encontro de grupos de pesquisa'', que teve como objetivo relatar a experiência do Grupo de Pesquisa, liderado por ela, na coleta, tratamento e análise dos dados derivados do projeto multicêntrico.

Sb