Sexta-Feira - 01 de abril de 2022
Ex-aluna da FHO é aprovada em 1° lugar no Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP Bauru

Com muito orgulho, o curso de Psicologia da FHO recebeu a notícia de que a ex-aluna Amanda Pereira Freitas, graduada em 2021, foi aprovada em 1° lugar no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP Bauru! Ela irá seguir a linha de pesquisa ''Aprendizagem e Ensino'', com o tema: ''Ser mulher e trabalhadora no Brasil: os desafios da liderança exercida por mulheres''.

Amanda agradeceu o apoio dos professores durante sua formação e  compartilhou os desafios de participar do processo seletivo e a alegria de ter sido aprovada:

''No primeiro dia em que estive no curso de Psicologia, os professores fizeram uma roda de conversa para acolher e conhecer os novos estudantes, e nos perguntaram: ''o que te trouxe para a Psicologia?''. Lembro-me de dizer que eu estava ali porque gostava de ler e estudar, e é isso que faz sentido para mim como pessoa e profissional. Entrei na Psicologia com a perspectiva de me inserir na pesquisa, apesar de todas as dificuldades e desafios que envolve ser pesquisador(a) e professor(a) no Brasil.

Ao longo da formação tive professoras que me incentivaram e que acreditaram em mim e no meu potencial, principalmente a Dra. Raquel Pondian Tizzei, que não mediu esforços para me ensinar e orientar desde o primeiro ano da graduação; a Dra. Adriana Said Daher Baptista, que me empoderou para que eu procurasse o Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP Bauru; e a Dra. Flávia de Mendonça Ribeiro, que me possibilitou realizar uma Iniciação Científica em meio a um quinto ano conturbado, pandêmico e imerso a desafios. A Flávia acreditou em mim em todas as etapas do processo seletivo, até mais que eu mesma.

Não foi fácil tomar a decisão de participar de um processo seletivo para ingresso no mestrado no último ano da graduação! Especialmente, porque além de estagiária em dois campos de atuação, também estava produzindo meu TCC e o estudo da Iniciação Científica, e, desenvolvendo um trabalho de implantar e coordenar uma equipe de Recursos Humanos. Foi importante conhecer os editais anteriores do mestrado, fazer as provas anteriores e também preparar o currículo Lattes, que começa a partir do momento que ingressamos na graduação.

Precisei organizar minha rotina, estar atenta aos prazos, aceitar meus limites e saber dosar a dedicação e a autocobrança. Saber que somos humanos, não perfeitos. Compreender que podemos fazer diversos planos, todavia, devemos sempre contar com os imprevistos e as expectativas frustradas. Apesar dos desafios, fui aprovada em primeiro lugar no mestrado da UNESP e fiz um quinto ano em Psicologia com excelência, oferecendo o melhor de mim, dentro das condições que tive - considerando, sobretudo, um ano pandêmico.

Escolhi a pesquisa porque acredito na ciência! Acredito no poder da leitura, da escrita, do conhecimento e no avanço social e humano que a ciência provoca, mesmo diante de tantos desmontes, mesmo diante da precarização da educação em todos os níveis de ensino, principalmente nos investimentos voltados para a Pós-Graduação. Não posso dizer que a minha vivência deva ser generalizada, até porque trabalhar e estudar é desafiador! Não é o mundo ideal, mas enfrentei isso e assumi que precisamos de mais mulheres, negras (pretas e pardas) e pobres na ciência.

Agradeço de todo coração à coordenação do curso de Psicologia desde a Profa. Dra. Rosana Righetto Dias à Profa. Dra. Cristina Coutinho Marques de Pinho. E também aos professores e professoras da graduação que de forma direta ou indireta me incentivaram e apoiaram, além de serem excelentes como docentes, supervisores e orientadores de TCC! Agradeço também aos meus amigos e colegas de profissão, em especial, à Maisa Fernandes, minha grande amiga que acreditou em mim e torceu em todas as fases do processo seletivo''.