Terça-Feira - 16 de novembro de 2021
Pesquisa realizada pelo CEPE/FHO aponta que consumidores de Araras e região estão mais confiantes do que no 1º semestre

Um estudo realizado pelo CEPE (Centro de Estudo e Pesquisas Econômicas) da Fundação Hermínio Ometto (FHO), localizada em Araras/SP, identificou dados relacionados à percepção dos consumidores nos meses de setembro e outubro de 2021.

A pesquisa foi realizada com 83 consumidores do município e da região, e, dentre os dados coletados, apontou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou resultado de 119,3 pontos, o que indica que a expectativa do consumidor para Araras e região se situa em uma área moderada. O índice compreende resultados entre zero (0), que indica pessimismo máximo, e duzentos (200), que indica o máximo de otimismo possível.

Na primeira apuração realizada pelo CEPE, entre abril e maio deste ano, o Índice de Confiança do Consumidor encontrado foi de pessimismo alto, provavelmente por conta do ápice da pandemia de Covid-19. Contudo, com o início das campanhas de vacinação e seus efeitos houve um grande aumento das expectativas positivas dos agentes, tanto para a cidade em que estão inseridos, quanto para suas famílias, o que pode estimular o retorno das atividades econômicas.

O índice avalia a sensibilidade do consumidor através de alguns questionamentos que abrangem: percepção sobre a situação econômica atual e futura da cidade; situação financeira atual e futura da família; e perspectiva sobre a realização de compras de bens no futuro próximo.

Em relação à situação econômica, a maioria dos entrevistados considera a atual conjuntura da cidade ruim. Ainda assim, nota-se uma melhora nessa sensação em relação aos resultados de maio desse ano. Vale ressaltar que as perspectivas são positivas e mais consumidores acreditam que a economia deve melhorar nos próximos seis meses.

Quando questionados sobre a situação de emprego constatou-se que, em geral, os entrevistados consideram difícil/muito difícil a obtenção de um novo trabalho atualmente, porém esse índice também obteve um aumento relativo ao ICC de maio. Além disso, observa-se otimismo em relação à possibilidade de obtenção de emprego nos próximos seis meses.

Olhando para o consumo tanto de bens duráveis, imóveis e automóveis, percebe-se que existe confiança para o retorno de consumo desses bens. Há uma alta na proporção de entrevistados que pretendem comprar um automóvel ou um imóvel, em comparação com os resultados de maio de 2021.

A pesquisa também identificou que a maioria dos entrevistados têm a intenção de viajar, sobretudo para destinos nacionais acompanhados com o cônjuge. O destino de preferência foi o Nordeste. Aqui, também se observa uma melhora em relação ao levantamento anterior.

Sobre os resultados, o líder do projeto Eduardo Feleto, aluno de Ciências Econômicas da FHO, comenta: ''Tendo em vista que o Brasil está há mais de um ano lutando contra a pandemia do Covid-19, o segundo semestre de 2021 iniciou com um sentimento de esperança, baseado na aceitação das campanhas de vacinação, o que pode ter influenciado positivamente a confiança dos consumidores.''

Um dos coordenadores do grupo, o Prof. Oto Montagner, complementa: ''Ao mesmo tempo, porém, a conjuntura econômica, com aumento da inflação e altos preços dos combustíveis pode prejudicar essa recuperação, influenciando negativamente os índices apontados em pesquisas futuras. Portanto, o acompanhamento desses indicadores se faz necessário para avaliarmos como os diferentes setores serão impactados na região'', disse ele.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade