O encontro celebrou a retomada das atividades presenciais do curso e deu continuidade às ações do Projeto ''Frutíferas no Campus'', iniciado em 2019 na FHO.
Alunos e professores do curso de Biologia estiveram reunidos, em novembro, para um reencontro especial. Após quase dois anos sem atividades presenciais, o grupo teve a oportunidade de se reencontrar para um plantio de árvores nativas e café da manhã, revendo os colegas e matando as saudades. ''Uma manhã linda e ensolarada, com atividades que proporcionaram o reforço aos vínculos afetivos e a celebração da vida. Um dia inesquecível e que os participantes guardarão com muito carinho!'', contou a Profª. Dra. Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo.
Para o Coordenador do curso, Prof. Me. Carlos Eduardo Signorini, ''ficou estampado no rosto de cada um a alegria quando os colegas ou professores chegavam e foi muito bom reencontrá-los bem e com saúde. A Biologia é assim mesmo, movida a contato e calor humano. Talvez seja um dos cursos em que os alunos mais sentiram a distância nessa pandemia'', comentou.
Plantio de 60 mudas de árvores nativas no Campus
Ao todo, 60 novas mudas de árvores frutíferas nativas foram plantadas pelos alunos e professores de Biologia, dando continuidade às ações do Projeto ''Frutíferas no Campus'', iniciado no final de 2019. Todas as espécies selecionadas irão contribuir para que o Campus da FHO fique ainda mais colorido, cheiroso e saboroso.
A aluna do 4° período, Maria Fernanda Baldin, compartilhou a alegria de participar da atividade. ''Foram 626 dias sem nos vermos, muitos nem se conheciam pessoalmente, e ter a oportunidade, mesmo que breve, de ver o rosto de todos fora da telinha do computador foi, com certeza, inexplicável! Isso me fez lembrar da seguinte frase de Wallon: 'O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna'. E como Wallon estava certo! O encontro foi um dos momentos mais especiais que vivi na faculdade e tenho plena convicção de que muitos alunos fariam de minhas palavras as deles. Além de proporcionar essa troca de afeto tão importante entre professores e alunos, ele teve como principal objetivo plantar árvores. Com gratidão, digo que 60 mudas frutíferas farão sombra, um dia, para nós e para os futuros alunos da FHO.''
De acordo com o Prof. Me. Diogenes Rafael de Camargo, quando alguém escolhe cursar Biologia, esse alguém está escolhendo, sobretudo, viver com o máximo de intensidade possível. ''E não tão somente viver... a escolha é cuidar e zelar por todas as formas de vida. Um (a) aluno (a) de Biologia tem sede de vida, de calor humano. Por isso foi extremamente emocionante nos reencontrarmos depois de tanto tempo, poder olhar nos olhos uns dos outros, mesmo com todo o cuidado. Foi emocionante ver tanta gente feliz, como se fosse a primeira vez que estivessem chegando na FHO. O ''Bioencontro'' encerra um tempo de dificuldades e reabre um tempo de céu azul e de esperança renovada'', disse ele.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339