Quarta-Feira - 04 de agosto de 2021
Projeto da FHO promove orientações sobre saúde bucal para crianças de Araras

Projeto de extensão universitária ''Uni Duni Tê Sorria!'' é realizado em parceria com as escolas de ensino infantil da Zona Leste do município.

Alunos e professores integrantes do projeto de extensão ''Uni Duni Tê Sorria!'', da FHO|Fundação Hermínio Ometto, encerraram mais um semestre de atividades voltadas à prevenção e promoção da saúde bucal para crianças das escolas de ensino infantil localizadas na Zona Leste de Araras-SP.

Mesmo com a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia, diversas ações foram realizadas com mais de 190 estudantes da E.M.E.I. Prof. Eduardo Luz Salmazzo, seus familiares, além de funcionários administrativos e professores da escola. Para isso, foram utilizados diferentes recursos e materiais de educação, como palestras, vídeos, folders, jogos e treinamentos.

Divididos em grupos, as crianças e familiares foram orientados, de forma didática e divertida, sobre assuntos como escovação e uso de fio dental, o uso correto de cremes dentais, escovação dental de bebês, os cuidados com a higiene geral e orientações sobre visitas ao dentista.

Os professores e funcionários da escola municipal também foram capacitados em primeiros socorros e trauma dental e receberam materiais sobre atividades escolares para estimular a higiene pessoal nas crianças.

As ações foram acolhidas pelos participantes, que começaram a desenvolver novos hábitos em saúde bucal. Por meio de um questionário aplicado antes e após as atividades, foi possível identificar que as famílias adquiriram conhecimentos e já conseguiram implementá-los em suas rotinas, como a diminuição do uso de chupetas, de 23,1% para 17,8% das crianças, e do uso de mamadeiras, de 35,9% para 22,2%. Além disso, a taxa de escovação diária entre as crianças (na frequência de 3x ou mais) passou de 32,3% para 44,5% e o uso de creme dental passou de 62,8% para 71,1% das crianças durante o período de atividades relacionadas ao projeto.

Projeto Uni Duni Tê Sorria!

O Projeto ''Uni Duni Tê Sorria!'' é realizado pela Coordenadoria de Comunidade e Extensão da FHO, sob a orientação da Profª Ma. Patrícia Santos e com apoio da Coordenação do curso de Odontologia. No primeiro semestre, o projeto contou com a participação de mais de 80 alunos dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Pedagogia e Enfermagem; de professores de Odontologia e Enfermagem; da Liga de Traumatologia e Emergência (LTE/FHO) - responsável pela capacitação dos alunos em primeiros socorros; e de alunos do Programa de Mestrado em Odontologia (PPGO/FHO), responsáveis pela capacitação dos alunos sobre hábitos bucais deletérios na infância.