Sexta-Feira - 02 de julho de 2021
Liga de Traumatologia e Emergência da FHO encerra o semestre com ações para a comunidade interna e externa

O projeto de extensão da FHO, Liga de Traumatologia e Emergência (LTE/FHO), concluiu o primeiro semestre com diversas ações realizadas para a comunidade interna e externa. As atividades foram organizadas e promovidas pelos alunos e professores da equipe, mesmo a distância, a fim de compartilhar a mensagem de que é possível salvar vidas por meio dos primeiros socorros.

A Liga na Escola teve continuidade com palestras remotas, realizadas para mais de 70 pessoas, com orientações sobre engasgamento adulto e infantil, crise convulsiva e o reconhecimento de Acidente Vascular Encefálico (AVE); assuntos que também foram abordados, com exemplos práticos, na LIVE ''Primeiros Socorros em Casa'', promovida pela LTE/FHO em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Cordeirópolis. A ação foi transmitida na página oficial da Prefeitura no Facebook e, até o momento, conta com mais de 1,8 mil visualizações.

No mês de maio, a Comissão de Simulação e Monitoria (CoSeM) da LTE/FHO também foi responsável pela criação de um vídeo para o movimento internacional, Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e para a redução de acidentes.

O material, produzido com a participação do Corpo de Bombeiros de Araras, foi compartilhado nas redes sociais da FHO e da LTE.
E as atividades remotas também tiveram continuidade durante o 16° Congresso Científico da FHO, quando mais de 220 pessoas, entre alunos e participantes da comunidade, prestigiaram a ''Oficina de Primeiros Socorros da LTE'' e da Mesa Redonda ''O que é a LTE e como posso participar'', apresentadas pelos professores Me. Antonio Francisco Peripato Filho e Me. Douglas Dirceu Megiatto Filho, juntamente com alunas da equipe.

Além disso, ao longo do semestre, a Liga também promoveu treinamentos na Faculdade Anhanguera, em Cordeirópolis, e ampliou seu alcance por meio dos materiais informativos produzidos e publicados pela Comissão de Prevenção de Lesões (CoPreL) e dos vídeos ''Salvando Vidas'', disponíveis no canal do YouTube da FHO e nas redes sociais da LTE/FHO.