Pela sexta vez consecutiva, a UNIARARAS está participando do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Em maio, os dois projetos enviados pela Instituição foram selecionados pela Coordenação-Geral do Projeto, em Brasília, entre 277 propostas de trabalho, enviadas por universidades, centros universitários e faculdades (federais, estaduais e particulares) de todo o Brasil.
Neste semestre, as Instituições de Educação Superior (IES) selecionadas estão participando das operações, que estão sendo executadas, no período de 09 de julho a 1º de agosto de 2010, nos Estados de Pernambuco, Maranhão e Rondônia.
Duas equipes da UNIARARAS, cada uma com dois professores e oito alunos, embarcaram no dia 9 de julho e estão participando da "Operação Baião", nos municípios de Afrânio e Trindade, ambos no Estado de Pernambuco.
Em anos anteriores, equipes da UNIARARAS, somando 36 professores e 137 alunos, atuaram em 19 municípios, pertencentes aos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Piauí e Pará.
Para o Reitor da UNIARARAS, Prof. Dr. José Antonio Mendes, a seleção da UNIARARAS só foi possível graças à colaboração dos professores que enviaram sugestões e ao trabalho da Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profa. Ms Cristina Franchini, e da Assistente Social, Angelita Regina Batista Silva, responsáveis pela elaboração das propostas enviadas ao Ministério da Defesa.
"Nossos alunos e professores levam para essas comunidades menos favorecidas o conhecimento, mas também trazem dessas missões um enorme aprendizado que em muito contribuirá para o aperfeiçoamento profissional de cada um. Além disso, é muito importante que o nosso pessoal tome contato com a realidade brasileira, conhecendo cidades de interior, nas quais existem carências de toda ordem. É uma experiência inesquecível", ressaltou o Reitor.
O Projeto Rondon é de integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar dessa população. O objetivo é aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades assistidas.
Ele é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios, com o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações.
EQUIPES DA UNIARARAS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DA "OPERAÇÃO BAIÃO":
PROFESSORES
Antonio Francisco Peripato Filho - ENFERMAGEM
Guilherme Lagazzi - BIOLOGIA
Monica Ferreira da Silva - PSICOLOGIA
Valdenilson José Zorel - BIOMEDICINA
ALUNOS
Grupo A -Trindade-PE
Daniele Dutra Pery - PSICOLOGIA
Fabiana Jora de Souza Lima - ENFERMAGEM
Fellipe Raphael F. Rocha - ODONTOLOGIA
Marcelle C. Moscato - EDUC. FÍSICA
Marcelo Guadanhini Cozar - FARMÁCIA
Mônica Piacentini Luizon - PSICOLOGIA
Tais Mello de Oliveira BIOMEDICINA
Talita dos Santos Oliveira - PEDAGOGIA
Grupo B - Afranio-PE
Aline Curtulo - ADMINISTRAÇÃO
Analia Paula Guedes da Silva - EDUC. FÍSICA
Cristiano Lustieri Gomes - FARMÁCIA
Jeferson S. Libanori - PSICOLOGIA
Ronie Eduardo Gomes - FARMÁCIA
Simone Silverio Hintze - PSICOLOGIA
Thiago Henrique de Mattos - FÍSICA
Virginia Evelyn Mischiatt - BIOLOGIA
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339