Quinta-Feira - 17 de junho de 2021
Alunos de Educação Física realizam atividades avaliativas usando recursos de ensino digitais

Os podcasts, storyboards (histórias em quadrinhos)e avatares foram as opções de recursos digitais de ensino utilizadas durante as atividades das disciplinas ''Filosofia da Educação'' e ''Psicologia da Educação'', ministradas pela Profª Dra. Kátia Vanessa Tarantini Silvestri, para os alunos de Licenciatura em Educação Física.

Organizados em grupos, os alunos criaram narrativas a partir do conteúdo apresentado, começando pelo roteiro e, em seguida, optaram por uma das tecnologias de criação digital. A dinâmica de atividades foi recebida positivamente pelos estudantes, como a aluna Andressa Eduarda Avelino de Souza, que gostou da experiência de trabalhar pela primeira vez com as gravações de podcast. ''Facilita bastante, ainda mais nesse mundo tecnológico!'', comentou ela.

O aluno Igor Spatti da Silva destacou a forma diferente de realizar a atividade, principalmente ao conhecer os sites que permitem a criação de quadrinhos, e a aluna Maria Eugênia Pugliero gostou da experiência por trabalhar com a tecnologia, que está muito presente no dia a dia dos estudantes. ''Esta será uma ferramenta importante quando iniciarmos a profissão, principalmente no meio escolar, fazendo com que cada vez mais os alunos se interessem pelas aulas por ser algo que está conectado com eles. A atividade nos permitiu conhecer diversas ferramentas a serem trabalhadas'', disse ela.

De acordo com a Profª Dra. Kátia Vanessa, as tecnologias aplicadas à educação fomentam a participação ativa do aluno de forma significativa, autônoma e criativa. ''Todo o uso de metodologias ativas requer planejamento e objetivos claros. Ao usar as tecnologias da educação, voltadas para uma cultura Maker, de forma colaborativa, os alunos tornam-se protagonistas da construção da aprendizagem. O professor é sempre o recurso principal de ensino, mas todos os demais, sejam eles materiais (naturais e ambientais) humanos ou digitais, são ferramentas que potencializam, estimulam, aproximam e capacitam ainda mais os nossos futuros professores''.