Quarta-Feira - 19 de maio de 2021
FHO é destaque em Webinar do Semesp sobre ações das IES para mitigar a evasão durante a pandemia

O Diretor Administrativo-Financeiro da FHO apresentou as ações desenvolvidas pela Instituição durante o período.

Na última semana, o Semesp promoveu o Webinar ''Evasão durante a pandemia: O que as IES estão fazendo para mitigar a questão?'', com o objetivo de apresentar exemplos de instituições de ensino superior que têm desenvolvido boas estratégias contra a evasão diante da pandemia de Covid-19. O encontro reuniu representantes administrativos e acadêmicos de IES de todo o país e apresentou cases de três instituições: a FHO | Fundação Hermínio Ometto, a Unicesumar e a Universidade Veiga de Almeida.

À convite do Semesp, o Diretor Administrativo-financeiro da FHO, Sr. Francisco Elíseo Fernandes Sanches, abriu o Webinar apresentando as iniciativas de monitoramento de evasão da Instituição, desde 2009, e a criação do Grupo de Combate à Evasão, em 2010, com o objetivo de identificar as causas de evasão e acompanhar os índices e ações relacionadas a elas, mobilizando a comunidade universitária.

Também foram apresentadas as ações criadas, desde então, pela FHO em resposta aos principais motivos de evasão identificados pelo Grupo: as questões acadêmicas, as questões financeiras e o desconhecimento do curso escolhido e da profissão. Merecem destaque, o acompanhamento dos alunos e a inclusão das disciplinas ''Formação Humana e Profissional I e II'' nos primeiros anos de cada curso; a oferta de bolsas de estudos e de um programa de crédito estudantil próprio; a flexibilização dos acordos financeiros; e a criação de núcleos comuns e do Programa Segunda Chance.

Ao final, Sr. Francisco também compartilhou algumas das iniciativas da Instituição em 2020, em virtude da pandemia, como a transferência imediata das aulas para o ambiente virtual; a capacitação e treinamento de professores para as atividades remotas e a criação do PAE - Programa de Apoio Emergencial para os alunos.

O Webinar do Semesp também contou com a participação do Pró-reitor de Ensino de EaD da Unicesumar, Janes Fidélis Tomelin; do Diretor de Permanência da Unicesumar, Leonardo Barbosa Spaine; e da Reitora da Universidade Veiga de Almeida/RJ, Beatriz Balena.

Com informações / Fotografia: Semesp

Sb