Terça-Feira - 11 de maio de 2021
Ex-alunos de Biologia da FHO são aprovados em programas de mestrado de algumas das melhores universidades do país

O início do ano letivo trouxe uma ótima notícia para o curso de Biologia: onze egressos do curso, graduados em 2020 pela FHO, foram aprovados em Programas de Mestrado de algumas das melhores universidades públicas do país, dando continuidade aos estudos em diferentes áreas.

A notícia foi recebida com muita alegria pela coordenação e corpo docente do curso que, ao longo da graduação, estimulam os alunos a se envolverem em trabalhos de iniciação científica e a participarem de processos seletivos dos programas. ''Também é um dos objetivos do curso formar o aluno com esse perfil mais acadêmico, capaz de ingressar na Pós-Graduação e se desenvolver como pesquisador. O resultado disso é o retorno desses alunos pós-graduados como docentes em nosso curso, o que nos enche de orgulho'', comentou o Coordenador de Biologia, Prof. Me. Carlos Eduardo Signorini.

É o caso do Prof. Me. Diógenes Rafael de Camargo, ex-aluno de Biologia da FHO. ''Sabemos também de outros alunos se dedicando a processos seletivos de mestrado e doutorado em universidades do país e do exterior. Entendo que esses são os frutos de anos de empenho e parceria entre alunos, professores e coordenação'', comentou.

A ex-aluna Lorena Laís Sala, aprovada no Programa de Pós-graduação da UFSCar/Araras, ressaltou a importância das experiências oferecidas pelo curso e pela Instituição em sua formação. ''Desde o primeiro ano tive a oportunidade de participar de monitorias, grupos de estudos, pesquisa científica e de viagens que me marcaram e me transformaram profundamente. Acredito que tudo isso contribuiu para quem eu sou hoje. Agradeço a todos os professores e funcionários da Instituição, e em especial da Biologia, que contribuíram para minha formação pessoal e profissional, e aos amigos e colegas de curso por tudo o que vivemos juntos''.

O incentivo dos professores e as oportunidades extracurriculares também foram mencionados por Tatiane Domingues da Silva, ex-aluna aprovada no Programa de Pós-graduação da Unesp/Rio Claro. ''Desde o início da graduação participei da maioria dos eventos que a FHO realiza, pois sempre existiu o incentivo da faculdade e dos professores para apresentar trabalhos, participar da Semana da Biologia ou da Feira das Profissões. Os grupos de estudos e os trabalhos que apresentei foram muito importantes para a minha formação e meu ingresso no mestrado, e os professores sempre se dedicaram e se dispuseram a ajudar. Sou grata por todo o auxílio que tive''.

O egresso José Henrique Pezzonia, aprovado em 3° lugar no Programa de Pós-graduação da FFCLRP-USP/Ribeirão Preto em parceria com a UFU, agradeceu aos professores e deixou uma mensagem aos futuros alunos: ''Iniciei a graduação em 2016 na FHO, uma das melhores escolhas da minha vida, e tive a oportunidade de ter contato com docentes maravilhosos, cada um com seu jeito especial de ser. (...) Agradeço a todos que fizeram parte dessa jornada.Nunca desista dos seus sonhos, você é maior do que imagina!''.

Parabéns a todos os ex-alunos aprovados:

Camila Aparecida Silva, aprovada no Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Araras). Orientadora: Profª Dra. Roberta Cornélio Ferreira Nocelli.

Lilian Aparecida Vieira das Neves, aprovada no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos, Biotecnologia e Microbiologia na Indústria dos Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP/Pirassununga). Orientadora: Profª Dra. Andrezza Maria Fernandes.

Sara Stefani, aprovada no Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Araras). Orientadora: Profª Dra. Kayna Agostini.

José Henrique, aprovado no Programa de Pós-graduação em Entomologia da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP/Ribeirão Preto) em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Orientador: Prof. Dr. Kleber Del-Claro.

Natalia Soares, aprovada no Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Araras). Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Takita.

Yan Bellintani Hunger, aprovado no Programa de Pós-graduação em Ecologia, Evolução e Biodiversidade da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Orientador: Prof. Dr. Cláudio José Von Zuben.

Alvinho Ribeiro, aprovado no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/ Baixada Santista). Orientador: Prof. Dr. Fabio Cop Ferreira.

Bruno Rampim, aprovado no Programa de Pós-graduação em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Jaboticabal). Orientador: Prof. Dr. Helvécio Della Coletta Filho.

Thomaz Boaventura, aprovado no Programa de Biologia Celular, Molecular e Microbiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Rio Claro). Orientadora: Profª Dra. Dânia Elisa Christofoletti Mazzeo Morales.

Lorena Laís Sala, aprovada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Araras). Orientadora: Profª Dra. Renata Sebastiani

Tatiane Domingues da Silva, aprovada no Programa de Pós-graduação em Ecologia, Evolução e Biodiversidade da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Rio Claro). Orientador: Prof. Dr. Claudio José Von Zuben.