Quarta-Feira - 28 de abril de 2021
1º Simpósio NUTECA ''Conexões Autismo'' reuniu mais de 600 participantes

No início de abril, mês de celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02, professores e pesquisadores do Programa de Pesquisas Globais e do Núcleo de Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais (NUTECA/FHO) promoveram o 1° Simpósio NUTECA ''Conexões Autismo''.

Mais de 600 pessoas, de diversos estados do Brasil, e representantes de Portugal, Angola e França participaram do evento, que contou também com a apresentação dos livros de autoria dos professores Dra. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz, Coordenadora do Programa de Pesquisas Globais e do NUTECA, e Dr. William Ricardo de Almeida Marchi.

A programação do Simpósio incluiu mesas-redondas, mediadas pelo Prof. Me. Luciano Oliveira Aragão, advogado, pesquisador do NUTECA e fundador do grupo MUNDO AZUL, com vasta atuação em defesa das pessoas com autismo; e pela Profª Dra. Talita Cruz, escritora e pesquisadora que estuda e trabalha com questões relacionadas ao autismo há mais de quinze anos, com nove produções científicas na área. Sua experiência com esse público está relacionada à atuação e atendimento, à formação de profissionais em processos interventivos junto à autistas, bem como o acompanhamento familiar. Durante anos, presidiu o projeto Impacto Autista na ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de SP.

A 1ª mesa-redonda: ''Autismo: Experiências e Jornadas'' contribuiu com reflexões inovadoras sobre o tema e contou com duas convidadas:

A especialista em Transtorno do Espectro Autista, Denise Fonseca de Jesus Aragão, autora do livro ''Eu, meu filho e o Autismo: Uma Jornada Inesperada'' e membro fundador do grupo MUNDO AZUL, compartilhou experiências como mãe de um adolescente com TEA (Transtornos do Espectro Autista) - desde a jornada em busca do diagnóstico à criação do Grupo MUNDO AZUL e as dificuldades encontradas pelas famílias na luta pela conquista de direitos básicos como o diagnóstico precoce, o tratamento multidisciplinar e a educação inclusiva.

A Profª Dra. Diana Negrão Cavalcanti, coordenadora do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA), mãe de um jovem com autismo, também compartilhou sua jornada por meio da experiência com o Autismo na pesquisa translacional: do laboratório para a prática.

O evento também contou com a mesa-redonda: ''Autismo: Práticas e Intervenções'', um bate-papo com Kadu Monteiro e Roberta de Souza Marcello.
Especialista em transtorno do espectro autismo e em desenvolvimento esportivo pelo Comitê Olímpico do Brasil na modalidade de natação, o Prof. Me. Kadu Monteiro, é também pesquisador do laboratório de Biociências em motricidade humana (LABIMH) da UNIRIO e do Comitê Paralímpico do Brasil.

A psicóloga especialista em Autismo e Terapeuta Cognitivo Comportamental, Roberta de Sousa Marcello, Diretora do Instituto Priorit também esteve presente, compartilhando experiências com o tratamento transdisciplinar de bebês, crianças, adolescentes e adultos com TEA (Transtornos do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outros transtornos comportamentais, afetivos, de linguagem ou de aprendizagem.

Na 3ª Mesa Redonda: ''Autismo: Intervenções Clínicas'', os mediadores receberam o médico psiquiatra especialista em autismo, Me. Caio Abujadi, Presidente da Associação CAMINHO AZUL, uma instituição de caráter filantrópico, educacional e assistencial criada para promover atividades de assistência às crianças e indivíduos autistas carentes e suas famílias, com vistas à melhora de sua condição de desenvolvimento e qualidade de vida.

No encerramento do evento, promissor para o desenvolvimento de outras discussões sobre a temática, a Profª Dra. Talita Cruz e os demais professores do NUTECA reiteraram aos participantes e palestrantes importantes conceitos a respeito da pesquisa acadêmica.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade