No início de abril, mês de celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02, professores e pesquisadores do Programa de Pesquisas Globais e do Núcleo de Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais (NUTECA/FHO) promoveram o 1° Simpósio NUTECA ''Conexões Autismo''.
Mais de 600 pessoas, de diversos estados do Brasil, e representantes de Portugal, Angola e França participaram do evento, que contou também com a apresentação dos livros de autoria dos professores Dra. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz, Coordenadora do Programa de Pesquisas Globais e do NUTECA, e Dr. William Ricardo de Almeida Marchi.
A programação do Simpósio incluiu mesas-redondas, mediadas pelo Prof. Me. Luciano Oliveira Aragão, advogado, pesquisador do NUTECA e fundador do grupo MUNDO AZUL, com vasta atuação em defesa das pessoas com autismo; e pela Profª Dra. Talita Cruz, escritora e pesquisadora que estuda e trabalha com questões relacionadas ao autismo há mais de quinze anos, com nove produções científicas na área. Sua experiência com esse público está relacionada à atuação e atendimento, à formação de profissionais em processos interventivos junto à autistas, bem como o acompanhamento familiar. Durante anos, presidiu o projeto Impacto Autista na ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de SP.
A 1ª mesa-redonda: ''Autismo: Experiências e Jornadas'' contribuiu com reflexões inovadoras sobre o tema e contou com duas convidadas:
A especialista em Transtorno do Espectro Autista, Denise Fonseca de Jesus Aragão, autora do livro ''Eu, meu filho e o Autismo: Uma Jornada Inesperada'' e membro fundador do grupo MUNDO AZUL, compartilhou experiências como mãe de um adolescente com TEA (Transtornos do Espectro Autista) - desde a jornada em busca do diagnóstico à criação do Grupo MUNDO AZUL e as dificuldades encontradas pelas famílias na luta pela conquista de direitos básicos como o diagnóstico precoce, o tratamento multidisciplinar e a educação inclusiva.
A Profª Dra. Diana Negrão Cavalcanti, coordenadora do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA), mãe de um jovem com autismo, também compartilhou sua jornada por meio da experiência com o Autismo na pesquisa translacional: do laboratório para a prática.
O evento também contou com a mesa-redonda: ''Autismo: Práticas e Intervenções'', um bate-papo com Kadu Monteiro e Roberta de Souza Marcello.
Especialista em transtorno do espectro autismo e em desenvolvimento esportivo pelo Comitê Olímpico do Brasil na modalidade de natação, o Prof. Me. Kadu Monteiro, é também pesquisador do laboratório de Biociências em motricidade humana (LABIMH) da UNIRIO e do Comitê Paralímpico do Brasil.
A psicóloga especialista em Autismo e Terapeuta Cognitivo Comportamental, Roberta de Sousa Marcello, Diretora do Instituto Priorit também esteve presente, compartilhando experiências com o tratamento transdisciplinar de bebês, crianças, adolescentes e adultos com TEA (Transtornos do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outros transtornos comportamentais, afetivos, de linguagem ou de aprendizagem.
Na 3ª Mesa Redonda: ''Autismo: Intervenções Clínicas'', os mediadores receberam o médico psiquiatra especialista em autismo, Me. Caio Abujadi, Presidente da Associação CAMINHO AZUL, uma instituição de caráter filantrópico, educacional e assistencial criada para promover atividades de assistência às crianças e indivíduos autistas carentes e suas famílias, com vistas à melhora de sua condição de desenvolvimento e qualidade de vida.
No encerramento do evento, promissor para o desenvolvimento de outras discussões sobre a temática, a Profª Dra. Talita Cruz e os demais professores do NUTECA reiteraram aos participantes e palestrantes importantes conceitos a respeito da pesquisa acadêmica.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339