Quarta-Feira - 07 de abril de 2021
Projeto FHO/AEHDA: estudantes participam de oficinas de educação financeira, comunicação e qualidade de vida

Nas últimas semanas foram iniciadas algumas das atividades vinculadas ao Projeto FHO/AEHDA previstas para este ano. Em virtude da pandemia de Covid-19, as oficinas de ''Comunicação e Expressão'', ''Educação Financeira'' e ''Qualidade de Vida'' que seriam realizadas no Casarão do Centro Comunitário FHO/AEHDA, localizado na Zona Leste, estão sendo ministradas virtualmente, com a participação de jovens de 15 a 18 anos, estudantes do ensino médio, matriculados na Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHDA).

As atividades serão realizadas até o final de junho, levando conteúdos diversos de forma leve, didática e interativa para os alunos, em aulas semanais.

Educação Financeira e Formação Profissional

As oficinas do projeto de extensão ''Educação Financeira'' têm como objetivo transmitir aos estudantes conhecimentos que possam ser utilizados nas finanças domésticas e da comunidade em que vivem. Além disso, o projeto visa ampliar a formação profissional, a capacidade de comunicação e de convivência social dos jovens, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho.

As atividades são ministradas pelos professores do Núcleo de Negócios da FHO, Dr. Eduardo Brito, Dra. Raíssa de Farias, Me. Lucas Carvalho e Me. Claudio Di Marco e abordam temas como matemática básica e financeira, orçamento doméstico, finanças pessoais, sustentabilidade e empregabilidade. ''As oficinas estão sendo desenvolvidas pela plataforma Google Meet, com a participação dos alunos em grupo ou individualmente em todas as atividades aplicadas de forma prática. Todos eles têm demonstrado interesse e que estão gostando muito da dinâmica'', comentou o Prof. Brito.

Qualidade de Vida

Os aspectos pessoais e psicológicos relacionados à Saúde e a Qualidade de Vida dos jovens também vêm sendo abordados pela Profª. Ma. Patrícia Santos.

Assuntos como os cuidados preventivos em relação ao Covid-19; primeiros socorros; saúde bucal; alimentação saudável e prática de atividade física; padrões de beleza e autoestima; sexualidade e saúde mental serão apresentados a fim de auxiliar no desenvolvimento da autonomia, autocrítica e habilidade de prevenção e empoderamento em saúde dos adolescentes.

De acordo com a professora, as oficinas estimulam a participação dos alunos para que se tornem protagonistas na construção dos conceitos e discussões. ''Esses adolescentes estão buscando qualificação para colocação no mercado de trabalho e, com isso, apresentam um perfil bastante participativo nas aulas. O feedback que estou recebendo é bem positivo e eles gostam bastante dos temas abordados pois vão além do cronograma de conteúdo escolar'', comentou.