Terça-Feira - 06 de abril de 2021
I Simpósio Rondon® SP - Extensão universitária a serviço do Brasil contou com mais de 400 participantes

O evento virtual, realizado em parceria com a FHO, incluiu palestras e apresentação de trabalhos científicos na programação.

No dia 20 de março, o Instituto Rondon®? SP, em parceria com a FHO, realizou a 1ª edição do Simpósio Rondon®? SP - Extensão universitária a serviço do Brasil. Em virtude da pandemia de Covid-19, o evento foi realizado virtualmente pela Instituição e contou com mais de 440 inscritos, entre professores, alunos, ex-rondonistas e demais interessados no projeto.

O Simpósio teve como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências de atuação no Rondon® SP, além de motivar os professores e alunos a participarem de futuras ações. Para isso incluiu na programação a apresentação de trabalhos científicos e palestras, realizadas com o apoio das Instituições de Ensino Superior parceiras.

O Presidente do Instituto RONDON® SP, Prof. Me. Lindberg Clemente de Morais, foi um dos responsáveis pela abertura do evento e agradeceu à FHO pela parceria: ''Não se abre um trabalho do Rondon sem gratidão e a nossa gratidão sempre tem nome. Hoje, ela tem o nome da IES parceira. Estamos abrindo o primeiro Simpósio com uma certeza: chegamos aqui com muita resistência. E é essa a marca do Rondon ao longo da história. Nossa gratidão às instituições  parceiras, que não abrem mão de ofertar seus alunos, professores e sua equipe técnica para que o Rondon continue com este compromisso. O Rondon é um compromisso com o outro, e a certeza de que precisamos estar juntos, com o que temos e o que somos, para que a vida continue sendo bela. É isso que vamos tentar demonstrar, para que todos vejam que o Projeto continua com a chama acesa, sendo um compromisso social relevante para a efetiva formação da cidadania do povo brasileiro''.

O Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes, também agradeceu os participantes e ressaltou a importância do projeto: ''É, para nós, uma honra muito grande reunirmos todos os interessados neste grande projeto. Quero agradecer os profissionais que trabalharam na divulgação e realização do Simpósio e também pela apresentação dos trabalhos, que demonstram o interesse da nossa comunidade acadêmica em atividades voltadas para a comunidade. (...) Espero, especialmente, que haja uma grande motivação dos professores e alunos de todas as instituições de ensino superior para que não deixem de participar deste importante projeto voltado para a comunidade, uma lição para a vida e para a cidadania'', comentou.

Ao longo do dia, as palestras foram apresentadas virtualmente, por meio da plataforma Zoom, reunindo dezenas de espectadores. Foram abordados os temas: ''Projeto Rondon: da formação acadêmica ao desenvolvimento de comunidades'' (Profª Dra. Monica Abranches); ''Integração e exercício da cidadania: a atuação do Projeto Rondon-SP'', (Prof. Dr. Celso Martins Pinto); ''Farmácia verde e o bem-estar do município'', (Profª Esp. Margarete Akemi Kishi); ''Endemias, epidemias e pandemias'', (Profª Dra. Ligia Lopes Devoglio); ''Vivência no Rondon'' (Sra. Maria Teresinha de Oliveira) e ''Projeto Gerando Valores: negócios superando a Covid-19'' (Prof. Me. Manoel Roberto Nascimento de Lima).

Ao final, foram apresentados os trabalhos científicos de alunos da Fundação Hermínio Ometto (FHO), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

A próxima edição do Simpósio Rondon® SP já tem data marcada: será realizada em junho de 2022 e terá como anfitriã a Universidade de São Paulo - USP.

Pré-evento contou com palestra sobre extensão universitária

No dia 27 de fevereiro, o Presidente do Instituto RONDON® SP, Prof. Lindberg, realizou a palestra ''Extensão Universitária e Projeto RONDON® SP'', transmitida ao vivo pela FHO no YouTube. Confira clicando aqui.

Sobre o Projeto Rondon® SP

Coordenado pelo Instituto Rondon®, o Projeto Rondon® SP visa a aproximação entre os estudantes e municípios atendidos, buscando consolidar no universitário o sentido de responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania e do desenvolvimento, contribuindo com a sua formação acadêmica. Além disso, as ações permitem a formação de agentes multiplicadores locais através de um processo mútuo de aprendizagem.

Sb