Terça-Feira - 16 de março de 2021
Projeto Frutíferas no Campus: alunos de Biologia atuam nos cuidados e manutenção das mudas plantadas na FHO

Alunos de Biologia que atuam como monitores do curso estão cuidando das mudas plantadas no final de 2019 durante a 1ª. edição do Projeto ''Frutíferas no Campus'', destinado ao plantio de árvores nativas brasileiras, atrativas aos seres humanos, e às aves e animais da região. Na ocasião, mais de 200 mudas, de 47 espécies, como Caju, Caqui, Cajá, Castanha-do-Pará, Graviola, Açaí, Uvaia, Pitanga, Goiabeira branca e Goiabeira vermelha e Jabuticaba, foram plantadas na Instituição.

A ação teve início este mês e seguirá, aos poucos, ao longo do semestre, priorizando os cuidados e protocolos de biossegurança preconizados pelas agências de saúde, em virtude da pandemia de Covid-19. "Vamos cuidar das mudas constantemente e fazer a reposição daquelas que não vingaram. Para isso, vamos utilizar as mudas desenvolvidas em 2019 pelos alunos do Projeto Ecomudas com sementes coletadas no próprio Campus, e que agora já estão em um tamanho apropriado para plantio", explicou o professor responsável, Me. Diogenes Rafael de Camargo.

Além de manter os alunos ativos nas ações socioambientais, a iniciativa atinge o objetivo de continuar auxiliando na constante manutenção e ampliação das áreas verdes do Campus, com mais flores e frutos.

A aluna Laís Caroline Stringuetti, do 3º período, falou sobre a contribuição dos plantios realizados dentro do Campus para os futuros biólogos da Instituição. "Além de grandes oportunidades de atuação e contato com a natureza, também são ações importantes para todos os seres que usufruem dos trabalhos que realizamos nessas ações e projetos. Fazer parte desse plantio, em plena pandemia, me deixou muito feliz, e me fez perceber ainda mais o quão é importante plantarmos, protegermos e restaurarmos a natureza. Ações socioambientais são importantes o tempo todo, e agora mais ainda".

Gabrielle da Silva Souza, aluna do 5º período, também ressaltou a importância da ação."Atualmente a devastação das matas aumentou consideravelmente. Ao desenvolvermos ações de plantio (seja em pequena ou larga escala) podemos recuperar um pouco da vegetação perdida. Durante a pandemia muitas pessoas passaram a buscar uma vida mais saudável e, para isso, desenvolveram um sistema de hortas dentro de casa, com temperos e afins. Quando o assunto são plantas, todo cuidado é pouco, pois não pode haver luz e água demais ou de menos, por exemplo. Então é muito importante que esse hábito não seja perdido posteriormente, pois todos sabemos que as plantas fazem fotossíntese e nos dão o ar que respiramos, portanto elas são vitais para nossa sobrevivência".