Sexta-Feira - 12 de março de 2021
FHO investe na capacitação de professores e utilização de novas tecnologias para o novo ano letivo

Desde o mês de janeiro, com o retorno dos professores para o ano letivo de 2021 e o início do período de Planejamento Acadêmico, o Núcleo de Gestão Acadêmica (NGA) e o Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (NDP) da FHO ofereceram diversos cursos para capacitação dos professores com o objetivo de apoiá-los no aprimoramento das aulas por meio do uso de novas tecnologias e metodologias de ensino-aprendizagem, especialmente nesse momento em que as atividades ainda serão realizadas de forma remota, em tempo real, devido à pandemia de COVID- 19.

Os professores foram treinados para o uso de novas ferramentas com o objetivo de manter as aulas, no formato digital, com a mesma qualidade que sempre marcou a atuação da FHO. Mais de  15 temas foram trabalhados nesse período, entre eles a elaboração de roteiros para aulas virtuais e o uso de softwares como Socrative, Mentimeter e Kahoot, que favorecem o processo de ensino e avaliação da aprendizagem.

A Instituição também investiu em plataformas para as aulas e em novas tecnologias, a fim de aprimorar os processos administrativos e acadêmicos. Para isso, contratou funcionalidades adicionais do Google for Education, que tornam as aulas mais interativas e possibilitam a ampliação de participantes por sala de aula; a criação de salas temáticas e grupos de atividade; além da criação, aplicação e monitoramento de perguntas e enquetes pelos professores e a utilização de ferramentas para detecção automática de plágio.

A ferramenta de LMS (Learning Management System) Telescope, também foi contratada para uso nas disciplinas semipresenciais e nas DPs online, o que irá facilitar o acesso aos conteúdos pelos alunos e as atividades dos professores.

Além disso, foram desenvolvidas tecnologias próprias, por meio de equipe interna, para a automação de processos acadêmicos, facilitando a comunicação com os estudantes neste período, sem que eles precisem se deslocar até a Instituição. Fazem parte deste aprimoramento, a assinatura digital de contratos; os processos de matrícula e concessão de bolsas de estudos, com o envio de documentos, análise e orientações 100% online; e o serviço de negociação de débitos por meio digital.

Sb