Sexta-Feira - 12 de fevereiro de 2021
Covid-19: Clínica Escola de Fisioterapia da FHO oferece telemonitoramento durante a pandemia

A Clínica Escola de Fisioterapia da FHO | Fundação Hermínio Ometto retorna este mês às atividades de teleatendimento e telemonitoramento gratuito de pacientes. O serviço consiste na consulta clínica registrada e no acompanhamento à distância realizado pelo fisioterapeuta por meio de plataforma como o Google Meet ou WhatsApp, visando a avaliação, o tratamento e acompanhamento fisioterapêutico.

Inicialmente serão contemplados os pacientes idosos e/ou com comorbidades da Clínica Escola que precisaram interromper o tratamento fisioterapêutico presencial por conta da pandemia. As vagas são limitadas e os interessados devem:

● Apresentar um bom estado cognitivo ou ter o auxílio de um familiar / cuidador durante as atividades;

● Ter acesso à internet e a um dispositivo móvel (celular, tablet ou computador) para os atendimentos.

Com base nas informações coletadas, será determinado quais casos podem ser acompanhados a distância, com base no benefício e segurança dos pacientes e respeitando o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia e as normas do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO. '''É importante ressaltar que, além da contribuição científica, técnica e prática para os alunos de Fisioterapia, proporcionada por meio da experiência de teleatendimento, também há contribuições para o bem-estar e saúde destes pacientes, que irão receber tratamento individualizado no ambiente domiciliar e orientações e capacitações para si mesmos e seus familiares'', comentou a Profª Ma. Giulia Iracelis Passarini da Silva, fisioterapeuta responsável pela atividade.

Os pacientes interessados devem agendar a avaliação pelo telefone (19) 3543-1470 ou pelo WhatsApp (19) 99608-6058.

Diante do cenário vivenciado com a pandemia de Covid-19, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde, autorizou por meio da Resolução nº 516, de 20 de março de 2020 a realização da teleconsulta e do telemonitoramento pelos profissionais da área, assegurando assim, o bem-estar dos profissionais e dos pacientes. Os alunos do curso envolvidos no telemonitoramento passaram por preparação e treinamento para as atividades.