Em 2020, alunos, ex-alunos e professores do curso de Engenharia Civil da FHO tiveram artigos científicos publicados em revistas e congressos da área. Todos os trabalhos foram desenvolvidos na Instituição, sob a orientação dos professores Gustavo de Mirana Saleme Gidrão e Rúbia Mara Bosse:
● O artigo "Comportamento de um pórtico espacial em concreto armado sob ações sísmicas com concrete damage plasticity", de autoria do aluno Patrick de Oliveira Batista da Costa foi apresentado durante o 62º Congresso Brasileiro do Concreto - IBRACON 2020, realizado de 1 a 4 setembro, e publicado na revista Brazilian Journal of Development (Vol. 6 No. 10, 2020).
COMPORTAMENTO DE UM PÓRTICO ESPACIAL EM CONCRETO ARMADO SOB AÇÕES SÍSMICAS COM CONCRETE DAMAGE PLASTICITY
Patrick de Oliveira Batista da Costa, Rúbia Mara Bosse, Gustavo de Miranda Saleme Gidrão
Leia a seguir: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/18198
● Na revista Brazilian Journal of Development (Vol. 6 No. 10, 2020), também foram publicados os artigos "Simulação dos efeitos sísmicos em um edifício de 12 pavimentos em concreto armado", de autoria do aluno Patrick de Oliveira Batista da Costa e do ex-aluno Marcos Batista Della-Libera; e o "Estudo de caso de verificação no estado limite de serviço de vibrações excessivas em lajes alveolares", de autoria do ex-aluno Iago Vanderlei Dias Piva. Os respectivos trabalhos também foram apresentados pelos alunos na 61ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto - IBRACON, realizado em Fortaleza/CE em 2019.
SIMULAÇÃO DOS EFEITOS SÍSMICOS EM UM EDIFÍCIO DE 12 PAVIMENTOS EM CONCRETO ARMADO
Patrick de Oliveira Batista da Costa, Marcos Batista Della- Libera, Rúbia Mara Bosse, Gustavo de Miranda Saleme Gidrão
Leia a seguir: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/17617
ESTUDO DE CASO DE VERIFICAÇÃO NO ESTADO LIMITE DE SERVIÇO DE VIBRAÇÕES EXCESSIVAS EM LAJES ALVEOLARES
Iago Vanderlei Dias Piva, Gustavo de Miranda Saleme Gidrão
Leia a seguir: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/17740
● O aluno Patrick de Oliveira Batista da Costa, também publicou e apresentou o artigo "Behavior assessment of asymmetrical building with concrete damage plasticity (CDP) under seismic load" no congresso internacional XLI Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE-2020), realizado virtualmente, de 16 a 19 de novembro de 2020.
● O trabalho "Correlação entre emissão de CO2 e parâmetros de projeto estrutural para um edifício em concreto armado", de autoria das ex-alunas Ana Rosa Domingos e Daiane Campiol Mandaio, foi publicado na Revista de Engenharia e Tecnologia (v. 12, No. 3, 2020).
CORRELAÇÃO ENTRE EMISSÃO DE CO2 E PARÂMETROS DE PROJETO ESTRUTURAL PARA UM EDIFÍCIO EM CONCRETO ARMADO
Gustavo de Miranda Saleme Gidrão, Ana Rosa Domingos e Daiane Campiol Mandaio
Leia a seguir: https://revistas2.uepg.br/index.php/ret/article/view/15283
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339