Quarta-Feira - 17 de março de 2021
Disciplina ''Formação Humana e Profissional'' estimula alunos a compartilharem experiências no ensino superior por meio de atividades artísticas

No início de 2020, a FHO apresentou uma novidade na grade curricular dos alunos de primeiro ano: a remodelação da disciplina Formação Humana e Profissional no Ensino Superior, destinada aos ingressantes de todos os cursos, como uma forma de olhar para as vivências dos estudantes durante o ingresso no Ensino Superior.

Trata-se de uma disciplina especialmente criada pela Instituição, a fim de fornecer ao aluno apoio e subsídios para a promoção de sentimentos de pertencimento institucional e construção da identidade profissional, além de propor discussões sobre comportamentos, comprometimento acadêmico, atitudes, hábitos de estudo e autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior.

Além dos professores responsáveis pelas atividades de formação profissional, a disciplina conta com três docentes-psicólogas para a área de formação humana, que promovem atividades e compartilham ocorrências. Uma das principais atividades desenvolvidas são as apresentações artístico-culturais relacionadas ao significado e percepção do 1º semestre para os (as) estudantes, no respectivo curso escolhido.

Por meio da música, de paródias, da dança, da poesia, do poema, de textos ou qualquer outra modalidade artística,  os alunos são convidados a expressarem o que viveram, sentiram e aprenderam desde que iniciaram sua vida acadêmica na Instituição. O resultado do trabalho, iniciado no último ano, foi muito gratificante. ''Para nós é um prazer imensurável poder presenciar tanta criatividade, sensibilidade e disposição dos alunos em desenvolver a atividade!'', contou a Profª. Dra. Cristina Pinho, responsável pela disciplina no Curso de Psicologia.

De acordo com a Profª Dra. Flávia Ribeiro ''a mensagem mais marcante que muitos estudantes apresentaram neste momento crítico em relação às aulas remotas por causa do coronavírus foi a necessidade de se reinventar e acreditar que são capazes de lidar com as adversidades cotidianas a partir da arte e criatividade''.

A Profª Ma. Flávia Martoni também ressaltou a importância do contato grupal, mesmo que virtual, nesse momento de isolamento. ''Muitas (os) alunas (os) agradeceram e relataram sentirem muito mais confiança em continuar o curso após terem vivido essa experiência com os colegas em sala de aula'', disse ela.

A Profª Ma. Juliana Cavicchioli de Souza destaca que foi extremamente gratificante poder acompanhar os (as) estudantes durante esse processo de adaptação à vida universitária, que nos últimos meses tem exigido de docentes e estudantes coragem para reinventar a vida. ''Pude perceber o empenho de cada um(a) na construção dos trabalhos artísticos e destaco que esta experiência nos ajuda a compreender que, mesmo em tempos de isolamento social, é possível construirmos formas de ensinar e aprender.''

Quinta-feira